olá! boa tarde! como resolvo essa questão? estudei todo o bloco de genética mas ainda sinto uma grande lacuna nessa parte. Como faço para aprofundar? obrigada!
A partir de um heterozigoto AaBb em trans,e sabendo-se que a distância entre os seus genes é de 8 morganídeos, o percentual possível de gametas AB, considerando-se que houve permutação, é de:
Trata-se de uma questão que analisa a herança, ou seja, a formação de gametas em relação a dois genes que estão no mesmo cromossomo. O genótipo da questão é AaBb. A posição TRANS indica que o gene A está no mesmo cromossomo que o b e que o gene a está no mesmo cromossomo que o B. Assim, quando esses cromossomos homólogos se separarem na meiose formaram gametas de dois tipos: Ab e aB. Porém, em algumas céluas pode acontecer o processo de crossing-over, no qual haverá trocas de "pedaços" dos cromossomos, havendo a formação de gametas com as conformações AB e ab. A frequência em que o crossing-over acontece é proporcional a distância entre os genes, nesse caso é de 8 morganídeos. Portanto, o crossing-over ocorrerá com uma frequência de 8%, formando gametas ab com frequência de 4% e gametas AB também com frequância de 4%.
Olá. Nesse caso, temos o seguinte:
Se a configurção é um heterozigoto em trans, siginifca que temos como cromossomos parentais as seguintes configurações: Ab e aB
Caso fosse em cis, seria assim: AB e ab.
Se a distância entre os alelos é de 8 Morgans, significa que existe uma taxa de 8% de crossing-over entre esses genes.
Logo temos 8% de cromossomos recombinantes (ab e AB).
Como 8% é o total de recombinantes, e temos dois tipos de recombinantes, fica 4% de cromossomos AB, ou seja, gametas AB.
R: 4%