Foto de Barbara A.
Barbara há 3 anos
Enviada pelo
Site

Dúvida questão genética

Exercício: As cores encontradas em seres vivos, como nas penas de pássaros e a nas pétalas de flores, podem ser definidas pelo ambiente, pelos genes ou pela interação genótipo-ambiente. Na Ipomoea purpurea, conhecida como Glória-da-manhã, as cores mais comuns são púrpura e rosa. Essa diferença de cores é definida pelo gene P: seu alelo P produz enzima funcional e seu alelo p produz enzima não funcional, que é bem menor que a funcional. Na presença da enzima funcional, a flor será púrpura e na ausência total da enzima funcional, a flor será rosa, ou seja, o alelo P apresenta dominância completa sobre o alelo p.

''A mutação que levou ao surgimento do alelo p não alterou a transcrição e a tradução desse alelo. CERTO OU ERRADO?''

GABARITO: CERTO

Dúvida: Se é uma mutação e mudou a cor da flor e do que é produzido, então a tradução e a transcrição não mudaram também?

Biologia Genética Vestibular Ensino Médio ENEM
2 respostas
Professor Leonardo F.
Respondeu há 3 anos
Contatar Leonardo
Logo que um transcrito de RNA é produzido em uma célula eucarionte, ele é considerado um pré-RNAm e deve ser processado para formar RNA mensageiro (RNAm). Um marcador é adicionado ao começo do transcrito de RNA, e outro ao final. No splicing, algumas seções do transcrito de RNA (íntrons) são removidas, e as seções restantes (éxons) são acopladas novamente. Alguns genes podem sofrer splicing alternativo, levando à produção de diferentes moléculas maduras de RNAm a partir do mesmo transcrito inicialmente, ou seja, através do splicing alternativo, nós (e outros eucariontes) podemos sorrateiramente codificar mais proteínas diferentes do que temos de genes em nosso DNA.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Lucas P.
Respondeu há 3 anos
Contatar Lucas

Não. A tradução e transcrição não mudaram.

Quando ele disse no exercício o termo "mutação", foi correlato ao processo de evolução. Ou seja, os genes podem ser expressos e transcritos normalmente, contudo, há aqueles que exercem dominância sobre outros, por exemplo, o caso dos alelos P e p. 

Explicação mais detalhada: veja o quadro de punnett a seguir:

\\\\\\\\ P p
P PP Pp
p Pp pp

 

Agora observe as duas situações, os alelos "PP" "Pp" "Pp" e os alelos "pp":

1º situação: 

Nos alelos dominantes ("PP" "Pp" "Pp") a sequencia de nucleotídeos do DNA será lida normalmente e o alelo P (dominante) exercerá dominancia sobre o alelo p (recessivo), sendo assim, a sequencia de nucleotídeos do DNA será lida em mRNA, irá até o ribossomo onde será traduzida (rRNA e tRNA) na sequência de aminoacidos caracteristicos daquela proteína e assim ela exercerá sua função. 

2º Nos alelos "pp", acontecerá a mesma coisa, porém apenas os alelos recessivos foram expressos, gerando assim a enzima não funcional e caracterizando-a com cor rosa.

 

Referente a mutação: 

mutação é toda alteração causada no DNA (de modo resumido), levando em conta que o processo de seleção natural causa mudanças no DNA selecionando as proteínas "mais aptas". o processo de evolução causa mutações, mas de maneira extremamente lenta. e no caso deste exercício ele estava se referindo a isso.

espero ter ajudado ;)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa