Como ocorre o processo de sucessão primária e Secundária em um costão rochoso ? Explique citando exemplo.
Olá Jacira! Tudo bem?
Na sucessão ecológica, ocorrem alterações graduais em um ecossistema devido à mudanças na estrutura e composição das comunidades. Vai ocorrendo uma substituição gradual de uma comunidade por outra, até que se chegue a uma estável e bem desenvolvida (também chamada de clímax). A sucessão ecológica costuma ser classificada em dois tipos: primária e secundária.
A sucessão ecológica primária ocorre em ambientes que nunca foram habitados e de difícil estabelecimento de seres vivos. Na sucessão primária de costões rochosos haverá a princípio uma composição apenas de rochas, em um meio inóspito. Os primeiros seres a ocupar as rochas serão os líquens (associação mutualística de algas ou cianobactérias com fungos), que começam a alterar as condições, favorecendo a chegada de novas espécies. Com o aumento de matéria orgânica e retenção de água vai aumentando o estabelecimento da vegetação de arbustos e herbáceas e o aumento da complexidade da comunidade.
A sucessão ecológica secundária ocorre quando o meio em questão já foi anteriormente ocupado, mas que o ambiente encontra-se parcialmente destruído, como por exemplo em áreas que sofreram desmatamento ou incêndio. Como o solo já possui alguns nutrientes, as espécies pioneiras ajudam no desenvolvimento de gramíneas e arbustos, que são substituídos gradualmente por uma vegetação de maior porte, até a formação de um ecossistema semelhante ao que havia antes de ser destruído. Ou seja, na sucessão secundária de costões rochosos haverá um substrato para o desenvolvimento das espécies pioneiras ea mudança gradual de vegetação arbustiva até chegar a uma comunidade clímax.
Se tiver alguma dúvida, pode escrever.
Bons estudos!