Em junho de 2010, após fortes chuvas na região o rio Una transbordou e subiu quatro metros. As águas invadiram a cidade de Palmares, na Mata Sul pernambucana, e causaram grandes estragos, desabrigando várias pessoas, destruindo casas e comércios e resultando em um saldo de 20 mortes e um prejuízo de milhões de reais. Outras cidades pernambucanas e alagoanas sofreram com as chuvas na época. Esse tipo de tragédia requer grande atenção do Estado, que precisa atuar de várias maneiras para garantir abrigo, alimento, água, atendimento médico, etc. No que diz respeito a saúde é preciso, além do atendimento imediato, uma preocupação com possíveis danos à saúde decorrentes da exposição dos moradores às águas e lama contaminadas pela mistura com os esgotos durante a enchente.
Assinale a alternativa que apresenta a doença cujo aumento no número de casos era esperado após a enchente de Palmares: a. Tuberculose
b. Leptospirose
c. Poliomielite
d. Varicela
e. Febre amarela
Boa tarde, fernando.
Ficamos coma alternativa b-Leptospirose pois as leptospiras que estão na urina de ratos,por exemplo, contaminam a água e penetram pela pele no corpo das pessoas.