1. Leia a seguir o texto de divulgação cientifica sobre as nebulosas planetárias. Assim chamadas pelo astrônomo inglés William Herschel porque ao telescopio lembram o planeta Urano, as nebulosas planetárias nada tem a ver com planetas São importantes porque guardam informações de um passado distante do Universo Depois de queimar o seu estoque de hidrogênio por períodos que em geral variam de 1 bilhão a 10 bilhões de anos, estrelas como o Sol incham rapidamente e lançam suas camadas mais externas para o meio interestelar, liberando uma nuvem de gás e poeira rica em carbono, nitrogênio e oxigênio. Gerada A partir de estrelas com massa semelhante ou um pouco superior: à do Sol, as nebulosas planetárias exibem elementos produzidos pela estrela que as formou os demais ele mentos que lançam ao espaço foram produzidos pela geração anterior de estrelas que viveram até 10 bilhões de anos antes.
a) Com base em seus conhecimentos, como foram formados os átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio mencionados no texto?
b) Qual etapa da evolução estelar é mencionada no texto?
c) Como a composição química de uma estrela pode afetar a composição de estrelas futuras?
2. Considere os seguintes experimentos. No século XIX, o cientista Adolph Strecker (1822-1871) foi capaz de sintetizar de forma artificial, alanina, um tipo de aminoácido que compõe proteínas. A seguir, diversos cientistas conseguiram sintetizar lipídios e açucares a partir de substâncias mais simples sob a energia de descargas elétricas. No século XX, foi demonstrada a síntese de aminoácidos a partir de formas simples com auxílio de radiação ultravioleta e descargas elétricas. Como os resultados descritos suportam a hipótese de evolução química de origem e evolução da vida?
3. Quando se originou a vida? Evidências sugerem que a vida surgiu pela primeira vez por volta 3,5 bilhões de anos atrás. As evidencias são formadas por microfósseis (fosseis que são muito pequenos para serem vistos sem a ajuda do microscopio) e estruturas rochosas antigas encontradas no Sul da África e Austra lia chamadas estromatolitos. Estromatolitos são produzidos por microbios (maioria cianobacterias fotossintetizantes) que formam filmes microbia nos que aprisionam lama; com o tempo, camadas desses microbios e de lama podem formar uma estrutura rochosa estratificada o estromatolito. Estromatolitos ainda são produzidos por micro bios hoje. Esses estromatolitos modernos são incrivelmente similares aos antigos estromatolitos que fornecem evidências de algumas das mais antigas formas de vida na Terra. [...]
a) Como o estudo de fósseis contribui para o entendimento da origem e evolução da vida?
b) "Procariontes fotossintetizantes sugiram ha apenas 2 milhões de anos, refutando a hipótese autotrófica da origem da vida. Você concorda com a afirmação? Justifique.
4. A teoria sobre a origem da vida ainda encontra conflitos entre a hipótese heterotrófica e a hipotese autotrófica. Explique as diferenças entre as hipóteses, mencionando os argumentos a favor de cada uma
Olá!
1) a) Átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio são formados por estrelas maiores, quer dizer, de maior massa; estes são corpos celestes de maior atração gravitacional ao centro da estrela. Isto permitirá que ocorram as fusões nucleares necessárias.
b) Elementos de maior massa como é o caso de carbono, nitrogênio e oxigênio são formados em gigantes vermelhas.
c) Considerando a nucleossíntese cosmologica, compostos químicos novos se originaram por fusão nuclear como dito antes, logo, ao fundir dois núcleos, se obterá um terceiro átomo mais complexo. Isto seguirá a essa mesma lógica, portanto, elementos de maior massa e complexidade serão formados.
2) Strecker, assim como Stanley Miller e outros cientistas, conseguiram propôr a hipótese da origem química da vida realizando experimentos que são tipicamente estudados por físico-químicos: radiações UV, radiações infra-vermelho, descargas elétricas e a influência do calor. Quando estes cientistas obtiveram, além do raciocínio, um mecanismo químico, isto é, de transformação de matéria e energia, que remetia a formação de polímeros, como o DNA e o RNA os são, entendeu-se que a vida tinha origem em fenômenos químicos, ou seja, havia o indício de que a partir de compostos químicos menores, formaram-se monômeros, que por meio de ligações químicas formaram polímeros, que formavam estruturas complexas que, por razões ainda pouco claras, obtiveram a capacidade de se multiplicar. Note que este pensamento foi construído ao passar de muitos anos e por muitas pessoas.
3) a) O estudo dos fósseis é significativo, pois, permite a realização de técnicas de datação por métodos físico-químicos, análises geológicas e análise de ambientes primitivos. Os fósseis possibilitam a comparação com organismos recentes por meio do estudo de anatomia comparada, uma das disciplinas das ciências biológicas, e da análise geológica dos materiais que envolvem o fóssil. Em caso de fósseis humanóides, cabem estudos antropológicos e arqueológicos, inclusive de outros seres que viviam próximos.
b) Admitindo que a quimiossíntese envolve mecanismos complexos, estudados pela química orgânica e bioquímica, e os processos de absorção são mais simples, é possível afirmar que é justa a refutação da teoria autotrófica. Boa sorte, e não deixe de avaliar a resposta.
4)
Na hipótese autotrófica, os organismos seriam capazes de sintetizar os nutrientes necessários para sua nutrição, fazendo-o pela oxirredução de composto inorgânicos, para obter e formar por vias de síntese água e CO2.
Os críticos da teoria afirmam que os organismos da Terra primitiva não possuíam estruturas para estes metabolismo. Quanto aos organismos heterótrofos, estes obtinham alimentos externamente, pois, não o sintetizavam.
Possivelmente, o faziam por absorção de moléculas orgânicas simples disponíveis nós oceanos primitivos; há possibilidade de que realizavam fermentação, dada a baixa disponibilidade de oxigênio, entretanto, a respiração aeróbia não seria possível.
Seus opositores afirmam que aqueles organismos eram simples demais para realizar processos tão 'refinados' em ambientes primitivos, com pouca matéria orgânica disponível.
Boa sorte e não deixe de avaliar a resposta.