3. Quando se originou a vida? Evidências sugerem que a vida surgiu pela primeira vez por volta 3,5 bilhões de anos atrás. As evidencias são formadas por microfósseis (fosseis que são muito pequenos para serem vistos sem a ajuda do microscopio) e estruturas rochosas antigas encontradas no Sul da África e Austra lia chamadas estromatolitos. Estromatolitos são produzidos por microbios (maioria cianobacterias fotossintetizantes) que formam filmes microbia nos que aprisionam lama; com o tempo, camadas desses microbios e de lama podem formar uma estrutura rochosa estratificada o estromatolito. Estromatolitos ainda são produzidos por micro bios hoje. Esses estromatolitos modernos são incrivelmente similares aos antigos estromatolitos que fornecem evidências de algumas das mais antigas formas de vida na Terra. [...]
a) Como o estudo de fósseis contribui para o entendimento da origem e evolução da vida?
b) "Procariontes fotossintetizantes sugiram ha apenas 2 milhões de anos, refutando a hipótese autotrófica da origem da vida. Você concorda com a afirmação? Justifique.
Olá
A) O estudo dos fósseis é significativo, pois, permite a realização de técnicas de datação por métodos físico-químicos, análises geológicas e análise de ambientes primitivos. Os fósseis possibilitam a comparação com organismos recentes por meio do estudo de anatomia comparada, uma das disciplinas das ciências biológicas, e da análise geológica dos materiais que envolvem o fóssil. Em caso de fósseis humanóides, cabem estudos antropológicos e arqueológicos, inclusive de outros seres que viviam próximos.
B) Admitindo que a quimiossíntese envolve mecanismos complexos, estudados pela química orgânica e bioquímica, e os processos de absorção são mais simples, é possível afirmar que é justa a refutação da teoria autotrófica.
Boa sorte, e não deixe de avaliar a resposta.