As três ordens principais de anfíbios são:
Anura: Esta ordem inclui os sapos e rãs. Os membros dessa ordem têm corpos sem cauda, patas traseiras longas adaptadas para saltar e um ciclo de vida que envolve a metamorfose, passando de girinos aquáticos a adultos terrestres.
Caudata (ou Urodela): Esta ordem abrange as salamandras e newts. Os membros dessa ordem possuem corpo alongado, com cauda e extremidades pelvicas e torácicas bem diferenciadas. Eles também passam por metamorfose, mas algumas espécies mantêm características larvais durante a vida adulta (neotenia).
Gymnophiona (ou Apoda): Esta ordem inclui os cecos ou cobras-cegas. Os membros desta ordem são geralmente sem membros e possuem corpos alongados e cilíndricos, adaptados para viver no solo ou em ambientes subterrâneos. Eles também têm uma reprodução com ovos e algumas espécies podem ser vivíparas.
Essas três ordens representam a diversidade dos anfíbios, cada uma com características e adaptações distintas.
Características gerais:
Vivem em ambientes aquáticos e terrestres e possuem duas fases durante sua vida: quando filhote, são larvas (girinos) que possuem brânquias. E quando adultos, possuem pulmões e fazem a sua troca gasosa através da pele (cutânea). Sua reprodução depende da água e põem ovos.
São animais ectotérmicos, de pele úmida e permeável. Por perdem água fácilmente e não terem escamas, necessitam estar próximos a ambientes umidos. Sua locomoção ocorre através de pés que são adaptados para além de saltar, nadar.
Podemos dividi-los em três grupos:
Corpo curto e sem cauda na fase adulta, possuindo pernas longas e adaptadas para saltar, com reprodução dependente da água para que ocorra o deposito dos ovos e o desenvolvimento dos girinos que passam por uma metamorfose para se transformares em adultos terrestres.
Exemplos: sapos, rãs e pererecas
Possuem corpo longo e com cauda, pernas curtas e de igual tamanho, tanto na frente quanto atrás, possuem sua reprodução com fertilização interna e com respiração cutânea.
Exemplos: salamandras e tritões
Podem ser conhecidas como Gimnofionos, com corpos alongados e sem membros, semelhantes aos vermes e cobras. Vivem no solo e são fossoriais (capazes de cavar túneis), possuem fertilização interna com o desenvolvimento do embrião internamente (vivíparas), além de possuir respiração pulmonar.
Exemplo: cecílias
Os anfíbios são divididos em três ordens principais: Anura, Caudata e Gymnophiona. A ordem Anura inclui sapos, rãs e pererecas, que se caracterizam pela ausência de cauda na fase adulta e pelos membros posteriores adaptados para o salto. A ordem Caudata, também chamada de Urodela, compreende as salamandras e os tritões, anfíbios com corpo alongado, cauda bem desenvolvida e membros geralmente do mesmo tamanho. Já a ordem Gymnophiona, conhecida como Apoda, é formada pelas cecílias, ou cobras-cegas, que não possuem membros e têm o corpo cilíndrico, adaptado para a vida subterrânea.