Bom dia, professores (a)! acabei de fazer um experimento relacionado a bactérias procariontes (experimento baseado em dois potes, com leite até a metade, tampados, um é colocado em temperatura ambiente enquanto o outro fica na geladeira, os dois ficam por 5 dias) e gostaria muito de uma ajuda para responder essas questões.
1. Comparando os dois frascos no último dia do experimento, que diferenças podem ser observadas no leite?
2. Que processo causou essa diferença?
3. Por que o fato não foi observado em ambos os frascos?
4. Porque havia um cheiro característico apenas em um dos potes?
5. Com base nos resultados alcançados e em seus estudos, explique o que esse experimento pode provar.
Boa noite, Rafael
1) Ninguém melhor do que você pode responder esta questão relacionada à observação dos dois frascos. Eu posso apenas imaginar que o leite do frasco que ficou na geladeira deve estar com aspecto, odor e sabor praticamente normais, enquanto que o que ficou fora da geladeira deve estar já meio talhado com sabor ácido e cheiro de azedo.
2)A diferença nos resultados se deve ao fato de que algumas bactérias realizam a FERMENTAÇÃO LACTICA para obterem energia e o produto final desse processo é o ácido lático.É essa a fermentação empregada na fabricação de queijos e coalhadas.
3)A temperatura do leite no frasco que se encontra na geladeira ,por ser mais baixa do que a temperatura ambiente, diminui a velocidade das reações químicas das bactéris , ou seja o metabolismo delas fica mais lento, inclusive o processo da fermentação.
4)Apenas no pote onde a fermentação foi mais intensa(fora da geladeira)é que houve mais FERMENTAÇÃO LÁCTICA,ou seja, houve maior liberação do ácido lático responsável pelo cheiro característico.
5)Com esse experimento podemos inferir que a temperatura é um fator que interfere no metabolismo das bactérias.
Espero ter ajudado