Foto de Camila R.
Camila há 4 anos
Enviada pelo
Site

Funcionamento da adrenalina.

Gostaria de tirar uma dúvida relativa ao funcionamento dos hormônios endócrinos, mais especificamente da adrenalina. Essa que é produzida nas adrenais e se caracteriza como hormônio endócrino, ou seja, é transportada para as estruturas alvo através do sangue. Minha dúvida é: não seria mais funcional a adrenalina ser um hormônio parácrino? pois esse não viaja pela corrente sanguínea e agem em células próximas a liberação, sabendo-se que esse é um hormônio liberado em situações de perigo, aumentaria a velocidade de resposta dos processos necessários. Obrigada desde já...

Professora Carina S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Carina Kelly da
Acredito que precise estar no sangue para correr mais rápido aos órgãos e afeta -los! O caminho célula a célula seria mais demorado!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Beatriz G.
Respondeu há 4 anos
Contatar Beatriz

Um hormônio parácrino se trata de um hormônio que é produzido por uma célula e irá agir sobre células vizinhas a ela, quando pensamos no funcionamento da adrenalina temos que nos lembrar que a ação dela ocorre por todo organismo e não em uma região localizada. Portanto para que a adrenalina promova seus efeitos de maneira rápida e eficiente como a vasoconstricao periférica em todo organismo e estimulação da produção de outros hormônios como a secreção de insulina, a maneira mais eficaz é sua dispersão pelo sangue.  

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor André P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar André Luiz
Olá! Tudo bem? Então, a adrenalina é responsável por regular funções em todo o organismo. Sendo assim, é mais interessante que esse hormônio seja transportado via corrente sanguínea. Dentre os efeitos da adrenalina pode-se citar vasoconstrição periférica, aumento da frequência cardíaca e dilatação da pupila. Percebe-se então que, se essa substância fosse liberada paracrinamente, a resposta seria restrita a uma região específica e o organismo não estaria tão bem preparado para a situação de "luta ou fuga".

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor