Oi Sabrina! Tudo bem?
Se fizer um cruzamento de todas as possibilidade para cada locus, você vai ver que as classes genotípicas são: AABB, AABb, AAbb, AaBB, AaBb, Aabb, aaBB, aaBb, aabb
As classes fenotípicas relacionadas a taxa de crescimento são:
AABB: 6 mm/semana
AABb, AaBB: 5 mm/semana
AAbb, AaBb, aaBB: 4 mm/semana
Aabb, aaBb: 3 mm/semana
aabb: 2 mm/semana
Esses valores de crescimento podem ser obtidos a partir da observação das taxas dadas e dos genótipos. AABB tem 6 mm/semana, o que sugere que cada gene dominante gera 1,5/mm de contribuição para o crescimento da planta. Sabendo disso, aplicamos esse valor para o raciocínio de AaBb: se dois dominantes contribuem 1,5 mm cada, sobra 1 mm (4-1,5-1,5) para os dois alelos recessivos, o que gera assim 0,5/semana para cada alelo recessivo. Com isso, só fazer a conta para cada genótipo, lembrando que nesses casos não importa A ou B, importa apenas a quantidade de alelos dominantes e recessivos.
Sobre a segunda pergunta, FVFV
As frases i e ii tem a resposta no quadro montado, já que as plantas são viáveis mesmo com todos os alelos recessivos, porém só crescem mais vagarosamente. Para as frases iii e iv, só fazer uma tabela de cruzamento AaBb x AaBb (pode fazer duas tabelas separadas, Aa x Aa e Bb x Bb e depois juntar todas as possibilidades) e vai ver que a iii é falsa, já que apenas 1/16 da prole é AABB e ainda verá que esse cruzamento gera todos os genótipos possíveis.
Espero ter ajudado, qualquer coisa só entrar em contato!
A letra a você deve analisar cada caso e fazer todos os genótipos e fenótipos correspondentes, mas eu não consigo montar ele aqui
No caso da b a i e ii você consegue no quadro que montar, no caso da iii é falsa uma vez que no caso por mais que cresçam mais a probabilidade dela ocorrer é pequena, e no caso da iv ê verdadeiro pois os cruzamentos de individuos heterozigoticos apresenta a possibilidade de gerar individuos de todos os genotipos, logo também de todos os fenótipos