Gorduras e lipídeos

"Gorduras/lipídeos são moléculas que atuam ativamente no transporte de substâncias entre o meio extracelular e o citosol" essa é uma das afirmativas e uma questão da PUC-Campinas. Gostaria de saber o que está errado

Victoria P.
Victoria
perguntou há 2 meses

Professor Gustavo B.
Respondeu há 2 meses
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Elas atuam passivamente. Lembre-se que a membrana celular é composta de lipídios para que os meios intra e extra celulares sejam separados e o transporte de membrana pode ocorrer através da difusão simples (substâncias lipossolúveis) e pela difusão facilitada (proteína de membrana ou proteína de transporte).
Professor Marcos F.
Olá Vitória.

As gorduras/lipídeos atuam em bicamada, servindo como BARREIRA, permitindo que a célula mantenha as concentrações de solutos no citosol.

As gorduras participam da regulação de interações, são fontes de antígenos dos grupos sanguíneos e atuam como receptores de certas toxinas e fazem parte da composição da bainha de mielina (esfingolipídios).

Bons estudos.
Professor Davi A.
Respondeu há 2 meses
Oi Victoria, tudo bom com voce. Bom, essa resposta esta errada,, pois tanto Carboidratos e lipídios são fontes de energia para as celulas e ajuda na termoregulacao e protecao (barreira) celular. Muito obrigado.. e otima pergunta, Parabens!
Professor Lucas C.
Respondeu há 2 meses
primeiramente vamos analisar algumas coisas nessa afirmativa:

1 ele usa o termo gordura/lipideos que significa a mesma coisa, não que esteja errado mas é importante ser observado
2 sabendo então que somente se trata de lipideos nós percebemos que na verdade o que acontece é que os lipideos atuam passivamente, e as PROTEÍNAS que atuam ativamente no transporte
Professor João P.
Olá,
Os lipídeos estão presentes na na bicamada da membrana plasmática e atuam como receptores celulares que ajudam de forma PASSIVA o transporte de substâncias entre o meio externo e interno da célula. As moléculas que atuam de forma ATIVA (ativamente como diz a questão) são as proteínas da membrana, o que requer gasto energético (ATP) para acontecer.

Bons estudos.