Gradiente de concentração x gradiente elétrico x

qual a diferença entre gradiente de concentração, gradiente elétrico e gradiente eletroquímico?

Jard C.
Jard
perguntou há 1 mês

Professor Marcos F.
Respondeu há 1 mês
Olá Jard.

Gradiente de concentração:
é a diferença entre dois meios ou melhor, diferença de concentração de uma substância por unidade de distância. Importante para entender a Osmose, que é o transporte de solvente - água, por exemplo-, contra o gradiente de concentração, através de membrana semipermeável e sem gasto de energia.

Gradiente elétrico:
representa a diferença de cargas dentro e fora das células. Ocorre por toda a membrana e sua diferença de carga é referida como potencial de membrana

Gradiente eletroquímico:
se trata da influência combinada entre o gradiente de concentração e o gradiente elétrico, no movimento de um íon específico. As células vivas tipicamente possuem o que é chamado um potencial da membrana, uma diferença de potencial elétrico (voltagem) através de sua membrana celular.

Bons estudos.

Referências:
- https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/biologia-fisiologia-celular-mecanismos-de-transporte-celular/
- https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/nervoso3.php
- http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfU4kAF/trab-biofisica-bioeletricidade-celular
- https://pt.khanacademy.org/science/biology/membranes-and-transport/active-transport/a/active-transport
Professora Andréa C.
Respondeu há 3 semanas
Um gradiente de concentração ocorre quando a concentração de partículas é maior em uma área que na outra, isso em nível de membrana celular. Um bom exemplo de geração de gradiente de concentração, é o transporte passivo, onde as partículas irão difundir na direção do menor gradiente de concentração, das áreas de maior concentração para áreas de menor concentração, até que elas tenham a mesma concentração. Gradiente elétrico ou potencial elétrico de membrana, é a diferença de potencial elétrico (voltagem) entre os meios intra e extracelular. Todas as células são constituídas por uma bicamada lipídica com proteínas incorporadas, que serve tanto como isolante, quanto como barreira de difusão para o movimento de íons. Quando uma célula recebe elétrons, fica carregada negativamente, quando doa, fica carregada positivamente. Podemos dizer então, que cada uma dessas células apresenta um potencial elétrico. Quando temos duas células com diferentes potenciais elétricos, dizemos que existe entre eles uma diferença de potencial (ddp). Se ligarmos essas células através de um fio condutor (como axônio por exemplo), haverá uma corrente elétrica (impulso nervoso) no sentido da célula que possui mais elétrons (potencial negativo) para a que possui menos (potencial positivo). As células possuem d.d.p. entre seu meio interno e externo. Esse fenômeno é conhecido como potencial de membrana, que existe sob a forma de potencial de repouso e potencial de ação. O gradiente eletroquímico refere-se as propriedade elétricas e química que ocorrem ao redor da membrana. Sabemos que as células são formadas por moléculas, que são formadas por átomos. Estes tem a capacidade de formar íons e carregar cargas elétricas positivas e negativas, isso pode gerar um gradiente elétrico ou diferenças de cargas através da membrana plasmática. As células vivas tipicamente possuem o que chamamo de potencial de membrana, ou seja, uma diferença de potencial elétrico (voltagem) através de sua membrana celular. Sempre que ocorre separação de cargas no espaço, existe uma diferença de potencial elétrico. No caso da células, cargas negativas e positivas são separadas pela membrana, sendo que o interior da célula possui mais cargas negativas que o exterior. O potencial de membrana de uma célula típica é de -40 a -80 milivolts, sendo que o interior da célula é mais negativo que o exterior. Um exemplo de potencial de membrana é o movimento dos íons sódio e potássio. No interior temos maior concentração de potássio (K+) e menor concentração de sódio (Na+). Os íons Na+ fora da célula tendem a se mover para dentro, com base no gradiente de concentração (menor concentração de Na+ dentro da célula) e na voltagem através da membrana (a carga é mais negativa no interior da membrana). Como o K+ é positivo, a voltagem através da membrana facilita seu movimento para dentro da célula, mas seu gradiente de concentração tende a empurra-lo para fora (em direção a concentração mais baixa). Assim, a concentração entre gradiente da concentração e voltagem que afetam o movimento de um íon é chamada gradiente eletroquímico.

Sorocaba / SP
Graduação: Desenvolvimento de Jogos Digitais (FACENS)
Ciências para o Ensino Fundamental Biologia para Ensino Fundamental Biologia para Vestibular Biologia para ENEM
Professor na área de exatas (Química, Matemática e Física). Ensino Médio concluído na E.E. Prof. Julio Bierrenbach Lima. Formado em Licenciatura Plena em Química pela UFSCar - Sorocaba. 2 anos como estagiário no Objetivo - Zona Norte, atuando como professor plantonista na área de exatas. Atualme ...
Conversar Whatsapp do professor Caio G. Whatsapp do professor Caio G. WhatsApp
São Carlos / SP
Doutorado: Doutorado em Biotecnologia (Universidade Federal de São Carlos)
Microbiologia Bioquímica Residência Biológica Certificação em Biologia Curso de Biologia Revisão de Biologia Biologia para 2º Ano
Biólogo formado pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Genética Evolutiva e Biologia Molecular e Doutorando em Biotecnologia pela mesma instituição. Docente do Centro Universitário Central Paulista (Unicep-São Carlos) em cursos Técnicos e de Graduação desde 2014.
Conversar Whatsapp do professor André A. Whatsapp do professor André A. WhatsApp