Em um experimento foram cruzadas plantas duplo heterozigotas. Como resultado, obteve-se a proporção de 75% de plantas heterozigóticas e 25% de plantas homozigóticas recessivas. O resultado do cruzamento demonstra que a) os genes para essas características se encontram no mesmo lócus. b) as plantas cruzadas formaram quatro tipos distintos de gametas. c) os cromossomos homólogos envolvidos pertencem a pares diferentes. d) os gametas formados sofreram influência do crossing-over na meiose. e) os dois pares de alelos estão no mesmo par de cromossomos homólogos.
Olá, amiga Paula. A resposta correta é a alternativa b. Vamos ver por que.
Foram cruzadas plantas duplo-heterozigotas (isto é, plantas com 2 pares de genes-alelos ou 2 pares de letras diferentes), portanto: AaBb X AaBb.
Planta mono-heterozigota = Aa Planta duplo-heterozigota = AaBb Planta triplo-heterozigota = AaBbCc
AaBb é chamado de genótipo (conjunto de genes ou alelos, cada letra representa um gene ou alelo). Como fazemos para descobrir os tipos de gametas (espermatozoides ou óvulos)?
Por exemplo, o genótipo Aa produz apenas 2 tipos distintos de gametas: A e a. Isto é, um espermatozoide (ou óvulo) tipo A e um tipo a. Como descobri isso? Por serem somente duas letras, apenas separei as duas, cada uma se torna um gameta. O genótipo AaBb produz 4 tipos distintos de gametas: AB, Ab, aB e ab. Como descubro os tipos de gametas? Também separando as letras, mas um pouco diferente, como a seguir:
A + B = AB
A + b = Ab
a + B = aB
a + b = ab
Qualquer dúvida, à disposição.