Heterozigotos, homozigotos

Em uma atividade de heredograma existe um pai com anomalia, porém a mãe não possui anomalia, eles tem 3 filhos afetados e 2 filhos sem anomalias, então os afetados deveriam ser Homozigotos recessivos, já que possuem anomalias, assim tendo aa, porém eu fui ver a questão correta, e diz que os indivíduos afetados são Heterozigotos. Eu quero saber porque os indivíduos afetados são Heterozigotos, e não homozigotos recessivo?

Kelly D.
Kelly
perguntou há 2 semanas

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
3 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Fernanda M.
Respondeu há 2 semanas
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Olá Kelly. Precisaria de maiores indicativos na questão do tipo de herança envolvida. Da forma como tu descreves, pode se tratar de herança autossomica recessiva. Nesse caso tua resposta está certa e no material, errada. Mas existe a possibilidade de se tratar de herança autossomica dominante. Assim, os filhos afetados são heterozigotos, enquanto os não afetados são as, como a mãe. Teria que ver melhor como está na questão ou no restante do heredograma. Espero ter ajudado.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Ananda B.
Respondeu há 2 semanas
Kelly, isso acontece porque essa anomalia é dominante, ou seja, o pai tem a anomalia pode ser homozigoto AA ou heterozigoto e a mãe é homozigota recessiva sendo aa ela é normal, sem anomalia, apesar de ser recessiva
O pai por conseguir ter filhos normais é heterozigoto e portanto, seus filhos afetados são Aa e seus filhos normais são aa.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Ana C.
Respondeu há 2 dias
Olá, Kelly!

Você escreveu que o casal possui dois filhos com anomalia e 3 filhos sem elas, totalizando 5 filhos no total, correto?

Se for esse o caso, pode ser que anomalia esteja relacionada diretamente com a heterogeneidade dos genes: vamos imaginar que o pai seja Aa e a mãe AA. Assim sendo, existe a probabilidade dos filhos serem AA e Aa, sendo que todos os Aa seriam portadores da anomalia, uma vez que a heterogeneidade dos genes condicione essa anomalia. :)

Professores particulares de Biologia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Porto Alegre / RS
Doutorado: Genética e Biologia Molecular (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Biologia - Ensino Técnico Biologia - Marinha Biologia - Histologia (Os Tecidos e sua organização) Biologia - Hemoterapia e Banco de Sangue Metabolismo Segurança em laboratório Biologia - teologia
Professora de Ciências de Biologia. Experiência em Pré-vestibulares e ENEM.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Fernanda M. Whatsapp do professor Fernanda M. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 52 min
Ribeirão Preto / SP
Mestrado: Imunologia (USP - Universidade De São Paulo)
Parasitologia Biologia Geral Biologia - Ciências Fisiologia (Ensino Fundamental) Biologia para Ensino Médio Biologia para Ensino Fundamental Fisiologia (Ensino Médio)
Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Mestrado na área de Imunologia Básica e Aplicada pela USP de Ribeirão Preto SP. Design Educacional pelo Artesanato Educacional (EAD). Atualmente, sou professora e ofereço aulas particulares onli ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Nádia G. Whatsapp do professor Nádia G. WhatsApp

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa