Enviada pelo
Site

Jean baptiste lamarck

(ENEM – 2010 Azul Q64) Alguns anfíbios e repteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que b) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso. d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes. O gabarito foi a letra b, mas, baseado na lei da transmissão de caracteres adquiridos não deveria ser a d?
3 respostas
Professor Abner F.
Respondeu há 7 anos
Contatar Abner
Segundo a teoria de Lamarck, a falta de uso de uma estrutura pelo indivíduo levaria ao seu desaparecimento (lei do uso e desuso). Com isso, segundo o texto o não uso dos olhos levaria a sua ausência e essa característica passaria para os seus descendentes segundo a herança dos caracteres adquiridos

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Álvaro W.
Respondeu há 7 anos
Contatar Álvaro
Bom dia Rogério! Então, veja bem, em nenhum momento foi dito que o animal pararia de usar as patas, mas que elas dificultariam o deslocamento, pois são volumosas. Mas uma vez que ele tem lá suas patinhas, esse é seu único meio de deslocamento, não é como se o animal fosse colar as patas no corpo e a partir daí só se mover serpenteando por aí. E é bem aí umas das falhas terríves de Lamarck. Se tívessemos nos referindo à Teoria darwiniana, daria super certo, pois como ter patas é um traço que atrapalha nesse caso, os animais com as patas gradativamente menores seriam favorecidos, mas os animais de pata continuam usando suas patas. Parabéns pelo raciocínio, mandou bem, só faltou alguns ajustes!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Abraão C.
Respondeu há 7 anos
Contatar Abraão

Bom dia Jean.

A caracteristica não é incorporada automaticamente ao código genético. É uma transformação muito demorada. 

Na resposta D entende-se que a transformação ocorreu em um único animal e depois ele transmitiu para os seus descendentes. Para analisar uma evolução é necessário pensar na espécie a nível de comunidade, na qual várias interferências naturais acontecem. Uma característica só é passada adiante se a seleção natural agir para este sentido. 

Mas como já disceram, foi bom você ter parado para pensar nisso. Esta questão realmente deixou muitos estudantes confusos.

Atenciosamente,
Abraão Cruz

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor