2) A doença de Gaucheré uma doença autossômica recessiva que afeta o metabolismo dos lipídios. Beatriz não apresenta a doença de Gaucher, porém sua mãe é portadora e seu pai não. Beatriz pretende se casar com Rafael, que semelhante à Beatriz também não é portador da doença de Gaucher. O futuro sogro de Beatriz é portador. Sendo assim, qual seria a probabilidade de Beatriz e Rafael terem um bebê do sexo masculino portador dessa doença, Faça os cálculos.
oii cleo!!
Montando um tabela, encontramos que os genótipos da Beatriz e do Rafael são de heterozigotos. Os chamei de AaXAa e desse cruzamento se produz: AA, Aa, Aa, aa.
Ou seja, as chances de Beatriz e Rafa terem um filho portador da doença é de 1/4 x 1/2 (probabilidade de nascer menino)
Logo, a chance é de 1/8 ou 12,5%
Para efeito de cálculo, vamos chamar o gene da doença de "g".
Se Beatriz não apresenta a doença, mas recebeu o gene de sua Mãe que é portadora, Beatriz terá o seguinte genótipo: Gg
Rafael também não possui a doença, mas seu pai é portador, então, recebe um gene recessivo dele, sendo também Gg.
A probabilidade de terem um filho do sexo masculino é de 50%, uma vez que Rafael pode doar um cromossomo X ou um Y e Beatriz só pode doar cromossomos X.
Para sabermos qual a probabilidade de terem um filho do sexo masculino portador da doença, fazemos o cruzamento e multiplicamos o resultado com a porcentagem dos 50%,
Assim: Gg x Gg = GG Gg Gg gg , ou seja, 1/4 ou 25%, uma vez que para ter a doença, precisa apresentar ambos os genes recessivos.
Calculando agora a probabilidade temos: 1/4 x 1/2 = 1/8.