Olá, Marcelo
Existem diversas rotas metabólicas que as moléculas podem percorrer: construção ou desconstrução das moléculas orgânicas básicas, ou seja, carboidratos, lipídeos e proteínas (aqui podem ser incluídos os nucleotídeos também). Entretanto, mesmo existindo essas diversas vias, o metabolismo pode ser dividido em apenas duas vias ou em dois grupos: o catabolismo e o anabolismo.
O catabolismo, ou as vias catabólicas, se trata dos processos que visam a desconstrução ou a quebra das moléculas. Isso ocorre tanto para obter energia quanto para gerar pequenas moléculas que a célula utilizará posteriormente. Exemplos que ilustram bem o catabolismo são a quebra da glicose ou de gordura para gerar energia e a quebra de proteínas para se obter aminoácidos.
O anabolismo, por sua vez, é o oposto, ou seja, os processos que visam a construção de moléculas. As vias anabólicas também são conhecidas como vias biossintéticas, e esse nome ilustra muito bem o que se trata essa via: as rotas tomadas pelas partículas que visam sintetizar biomoléculas. Exemplos do anabolismo são a construção de reservas, como acúmulo de gordura nos lipócitos ou grânulos de glicogênio, e a própria síntese de proteínas a partir de aminoácidos.
Enfim, o metabolismo celular se trata de um complexo emaranhado de reações que visam o processamento (construir e quebrar) de moléculas. Assim, a taxa metabólica está diretamente relacionada com engordar, emagrecer, aumentar ou diminuir a massa muscular, entre outros.
Abraço