Antes de responder ,quero comentar um aspecto da redação da própria pergunta. O trecho"que atua na produção de energia em forma de ATP",sugere que ATP é uma forma de energia e é importante lembrar que a energia liberada nas reações é apenas transferida para o ATP.(fosforilação)
Com relação à primeira parte da questão,pense em uma célula eucariótica(com núcleo) englobando uma procariótica(sem núcleo,com DNA livre)mas com equipamento bioquímico suficiente para liberar energia e transferir para ATPs.
Desse englobamento surgiria uma célula eucariótica agora com uma "organela" no seu interior com membrana dupla e essa seria uma interação vantajosa para ambas. Daí o termo Teoria Endossimbiôntica.(endo= para dentro e simbiose=relação harmônica e favorável para ambas as espécies)
Os cientistas acreditam que em tempos remotos essa incorporação tenha ocorrido e dado origem às mitocôndrias.(TE)
A T E pode ser aplicada nesse caso pois mitocôndrias têm membranas duplas(que podem ter surgido devido ao englobamento) e podem ter sido organismos procariontes independentes pois apresentam além de DNA próprio,ribossomos que realizam a síntese de suas próprias proteínas.
Quanto aao Ciclo de Kbrebs, ciclo de reações que ocorre na matriz da mitocôndria,ele não atua diretamente na cadeia transportadora de elétrons.
O que ocorre é que durante as desidrogenações que acontecem nas reações do ciclo, são produzidos 3 NADH + H e 1 FADH2,estes sim que v'ao participar das rea;'oes da cadeia transportadora de el[etrons que ocorre nas cristas das membranas internas mitocondriais.
A teoria da Endossimbiose, na qual tipos celulares, ao longo do processo evolutivo, passando por uma relação mutualista obrigatória passaram a compôr um tipo celular específico (células eucarióticas), se aplica a mitocôndrias nas células animais. Esse tipo de organela endosombiótica apresenta membrana interna, a original, e a membrana externa, resultante do seu englobamento; além de apresentar material genético próprio, e conseguir sintetizar suas próprias proteínas pela presença de Deus próprios ribossomos. Todas essas características fornecem evidências que sustentam a teoria endosombiótica.
Nos espaços mitocôndriais como a matriz e o espaço intermembranar, ocorrem importantes eventos metabólicos para a célula eucariótica, como a respiração aeróbica. Destacando-se o Ciclo de Krebs, que ocorre na matriz mitocondrial, o qual fornece os aceptores intermediários NAD e FAD que são carreadores de elétrons para a cadeia respiratória, na membrana interna da mitocondria, que permite ativar os quatro complexos e formar ATP, oxigênio e água.