Uma pessoa está com deficiência em níveis de potássio em seus neurônios, poderia causar certos problemas no impulso nervoso. Explique como este impulso poderia ser comprometido
Oi, Letícia, olha só
Um mecanismo essencial para o funcionamento dos neurônios no corpo é a bomba de sódio-potássio, que transmite os neurotransmissores das sinapses.
Sem potássio, o mecanismo para de funcionar, levando a paralisias neurais, como cãibras.
Se essa resposta te ajudou, por favor vote nela, me ajuda muito.
Obrigado, tenha um bom dia
Bom dia, Letícia!
O impulso nervoso inicia-se quando o neurônio sofre um estímulo suficientemente forte para desencadeá-lo. Isso acontece quando uma membrana está em potencial de repouso, uma condição em que a superfície interna da membrana possui carga negativa em relação à superfície externa.Nessa condição, há uma diferença de potencial entre o interior e o exterior de, aproximadamente, -70 mV. Isso ocorre porque as concentrações de Na+ (sódio) fora da célula são muito maiores do que as concentrações na parte interior. O K+ (potássio), por sua vez, é encontrado em maior quantidade dentro da célula. Essa concentração é mantida pelo transporte ativo de íons, que ocorre através da membrana por meio da bomba de sódio e potássio.Quando o neurônio sofre um estímulo, há a abertura dos canais de Na+ e uma entrada rápida desse íon para o interior da célula. Nesse momento, a diferença de potencial passa a ser +20 mV. O Na+ difunde-se para outras partes da membrana, e os canais de Na+ abrem-se ao longo da membrana do neurônio. A entrada de Na+ desencadeia a mudança de potencial, o fechamento dos canais de Na+ e a saída dos íons K+ em razão das modificações nas proteínas da membrana, o que facilita a saída desse íon. Tudo isso ocorre de maneira bastante rápida para que a condição de repouso seja restabelecida, ou seja, a membrana é repolarizada. Essas alterações no potencial elétrico da membrana são chamadas de potencial de ação ou impulso nervoso. Ao chegar à extremidade do neurônio, na sinapse (espaço entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma glândula ou músculo), o impulso nervoso desencadeia a liberação de uma substância química conhecida como neurotransmissor. Essa substância provoca a abertura dos canais de sódio na célula adjacente, desencadeando o impulso nessa outra célula. Portanto a deficiência de poássio afeta o neurônio impedindo que ele realize a comunicação de forma efetiva com outro neurônio, o que pode causar danos cerebrais,motores e cognitivos.
Espero ter ajudado!