Foto de Gustavo C.
Gustavo há 4 anos
Enviada pelo
Site

Nicho ecologico

Sabendo que diferentes espécies que fazem parte da biosfera apresentam diferentes nichos e diferentes tolerâncias ecológicas, porque temos mais diversidade biológica nos trópicos ?

Professora Bia C.
Respondeu há 4 anos
Contatar Bia

Boa tarde! Tudo bem? 

Na região dos trópicos a incidência solar é maior, portanto, a retenção de umidade também, o que favorece crescimento de plantas e consequentemente, a fauna, ocasionando uma maior diversidade biológica. Espero te-lo ajudado

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Marcelo B.
Respondeu há 4 anos
Contatar Marcelo

OLÁ, GUSTAVO!

As áreas de maior biodiversidade (diversidade biológica) são diferentes para diferentes espécies. No entanto, existem algumas tendências ou padrões. Por exemplo, o padrão geográfico mais importante na distribuição da biodiversidade é a latitude (a distância do Equador, medida em graus). Ou seja, de maneira geral (como um padrão, quase uma regra) a biodiversidade é mais alta nos trópicos ou florestas tropicais (latitudes menores, mais próximas do Equador) e vai diminuindo em direção aos pólos (latitudes maiores, mais distantes do Equador). 

Respondendo objetivamente a tua pergunta sobre o porquê há maior diversidade biológica nos trópicos: Os mecanismos que determinam esses padrões são complexos, pois combinam fatores abióticos (não vivos = químicos e físicos), fatores bióticos (seres vivos, as espécies) e o contexto histórico (a origem das espécies que vivem no local). Por exemplo, uma hipótese para explicar a alta biodiversidade da floresta tropical - os trópicos - envolve produtividade (pelos vegetais) e tempo evolutivo (origem das espécies), isto é, a produtividade primária líquida (fotossíntese menos a respiração) é alta nos trópicos devido à abundância de luz solar e precipitação (chuva e umidade), e a grande biomassa de vegetais (os produtores) suportam e possibilitam a existência de muitos consumidores (não vegetais = animais, fungos etc). E, com o tempo, a competição, parasitismo, predação e outras interações entre espécies levam à especiação (a origem de novas espécies, à diversificação) e à criação de novos nichos, aumentando a complexidade e diversidade da comunidade biológica e do ecossistema. Os cientistas ecólogos continuam testando essa hipótese e algumas outras.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Isabela F.
Respondeu há 4 anos
Contatar Isabela

A maior diversidade biológica encontrada nos trópicos pode ser explicada pela maior incidência de radiação solar, que faz com que aumente a produtividade primária. Porém, é importante ressaltar que essa tendência ao aumento da diversidade biológica em direção aos trópicos não é regular em todo o planeta.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor