Foto de Anamerg C.
Anamerg há 7 anos
Enviada pelo
Site

O que é domínio de membrana?

Biologia
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 6 meses

O termo "domínio de membrana" refere-se a regiões específicas dentro da membrana plasmática de uma célula que possuem uma composição distinta de lipídios, proteínas e carboidratos. Esses domínios desempenham funções específicas e são envolvidos em processos celulares particulares. Os principais tipos de domínios de membrana incluem:

  1. Rafts Lipídicos: São microdomínios ricos em colesterol e esfingolipídios. Os rafts são mais espessos e menos fluidos que a membrana circundante e frequentemente hospedam proteínas envolvidas em sinalização celular e transporte.

  2. Caveolas: Invaginações na membrana que também são ricas em colesterol e esfingolipídios. As caveolas estão envolvidas em processos como endocitose e transdução de sinal.

  3. Domínios de Proteínas Específicas: Certas proteínas podem acoplar-se a lipídios específicos na membrana, criando áreas com funções específicas. Por exemplo, proteínas ancoradas por glicofosfatidilinositol (GPI) podem formar domínios envolvidos na sinalização celular.

  4. Domínios de Junções Celulares: Regiões especializadas da membrana onde as células se conectam entre si, como nas junções aderentes e desmossomos.

Os domínios de membrana são essenciais para a manutenção da funcionalidade das membranas celulares, permitindo uma segregação funcional e organizacional das atividades celulares. Eles facilitam a comunicação célula-célula, o reconhecimento celular e a resposta a estímulos externos.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Marcos
Olá Anamerg. Na verdade são Domínios de membrana. Somente a partir dos anos 90 do século XX surge este conceito. Estes domínios são regiões com características estruturais próprias, distintas do restante da membrana, e que apresentam particularidades funcionais. As balsas lipídicas são um exemplo de um domínio de membrana: são ricos em esfingolipídeos, colesterol e proteínas associadas, dependem da fluidez da membrana para a sua participação em processos de sinalização e endocitose. Há também as Cavéolas, microdomínios definidos como uma cavidade de 60 a 80 nm de diâmetro presente na membrana plasmática. São caracterizadas como uma invaginação da membrana que apresenta a proteína caveolina, da qual se estima que existem 144 moléculas por cavéola e é enriquecida com muitos dos componentes que também ocorrem em uma balsa lipídica, é por isso que alguns Os autores consideram que é um subtipo de balsa lipídica. Finalmente tem-se o Domínio rico em Tetraspanina, unidades pré-organizadas da membrana plasmática que incluem uma série de receptores funcionalmente relacionados. Eles apresentam heterogeneidade em matéria de tamanho entre células e têm proteínas de tetraspanina ancoradas, que são uma superfamília de proteínas que podem oligomerizar e recrutar várias proteínas para estabelecer domínios estáveis. Bons estudos !

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Respondeu há 7 anos
Contatar Ane
Como são formadas?

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa