Um cofator enzimático é uma substância não proteica que se liga a uma enzima e é essencial para que ela desempenhe sua atividade catalítica. Cofatores podem ser íons metálicos como ferro, magnésio, zinco, cobre, manganês, entre outros, ou moléculas orgânicas complexas, como as coenzimas (vitaminas e seus derivados).
Sim, o ferro é um cofator de várias enzimas. Por exemplo, muitas enzimas envolvidas na respiração celular, como as citocromos, dependem de ferro para funcionarem corretamente. Além disso, o ferro é fundamental na formação da hemoglobina, uma proteína essencial para o transporte de oxigênio no sangue.
Olá Marcelo.
Cofatores são moléculas orgânicas ou inorgânicas necessárias pra função de uma enzima. Estes cofatores não estão ligados permanentemente à molécula da enzima mas, na ausência deles, a enzima é inativa. Temos como cofatores enzimáticos alguns metais (Zn, Cu, Mn,...) e as coenzimas (compostos orgânicos, quase sempre derivados de vitaminas).
O ferro e o molibdênio na nitrogenase fazem parte do cofator enzimático ferro molibidêmio.
Bons estudos !
Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjZh5SI5MfSAhWBC5AKHe0KCAEQFggaMAA&url=https%3A%2F%2Fwww.ufrgs.br%2Flacvet%2Frestrito%2Fpdf%2Fminerais.pdf&usg=AFQjCNH0QvBzxM_FGj4ZOK5sCYtwJgw3aA&bvm=bv.149397726,d.Y2I