Os plasmodesmos são canalículos ou canais de comunicação entre as células das plantas. Eles são compostos por uma parede celular fina e permitem a transferência de informações, moléculas e substâncias entre as células, sem que as mesmas sejam quebradas. Os plasmodesmos são importantes para a comunicação celular, a defesa contra patógenos, a distribuição de nutrientes, entre outras funções. Eles são especialmente abundantes nas raízes, nos tecidos de transporte da seiva e nas regiões de crescimento do meristema.
As células vegetais adjacentes apresentam em suas paredes diversos poros, locais onde não há celulose ou qualquer outro tipo de material. Tais poros são atravessados por inúmeros tubos membranosos finíssimos que possibilitam o contato direto entre o citoplasma de uma célula com o citoplasma das células vizinhas, bem como a troca de moléculas funcionais, estruturais e de informação: os plasmodesmos (do grego, plasma = forma, desma = ligação). Apenas as células vegetais possuem plasmodesmos, que são formados entre células irmãs durante a citocinese, ao término da divisão celular.
Olá caro aluno.
Plasmodesmos são pequenos tubos presentes entre duas celuas vegetais que atravessam suas paredes celulares e, assim, permitem a passagem de partículas entre seus citoplasmas.
Inclusive, é por meio desses tubos que os vírus conseguem passar de uma célula vegetal a outra.