Os plastídios, também chamados de plastos, são organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento. Eles são classificados de acordo com o pigmento que possuem, sendo chamados de cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.
Os plastídios são organelas presentes em células vegetais e estão relacionadas aos processos de fotossíntese e armazenagem. Eles são envoltos por duas membranas concêntricas, e todos os plastídios de uma mesma espécie de vegetal possuem múltiplas cópias de um mesmo DNA, relativamente pequeno, assim como as mitocôndrias (organelas de células eucariontes). Os plastídios são de três tipos: cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.
Os cloroplastos são o tipo mais conhecido de plastídios. Eles contêm pigmentos como as clorofilas, responsáveis pela coloração verde de diversas estruturas vegetais, e os carotenoides, ambos envolvidos na fotossíntese.
Os cromoplastos são plastídios que contêm pigmentos do grupo dos carotenoides, que conferem a cor amarela, laranja ou vermelha a algumas plantas.
Os leucoplasto não possuem pigmentos. Alguns leucoplastos sintetizam amido, sendo chamados amiloplastos (ex.: tubérculos da batata-inglesa), enquanto outros podem produzir outras substâncias, como óleos e proteínas.