As bactérias quimiolitotróficas baseiam seu metabolismo na oxidação de compostos químicos inorgânicos produzidos pela crosta terrestre ou por outros seres vivos. Algumas oxidam enxofre, outras o gás hidrogênio, mas os grupos de organismos quimiolitofróficos mais amplamente estudados são o das bactérias que oxidam amônia, o das que oxidam nitrito, e o das que fixam o nitrogênio atmosférico justamente por sua relação com a produtividade agrícola.
A presença de integrantes de todos esses grupos de bactérias na terra é fundamental para que se tenha um solo fértil para o desenvolvimento de plantas saudáveis. E, não era de se esperar o contrário, esses grupos de bactérias são encontradas por todo lugar onde tem terra.
Além disso, as bactérias do gênero Rhizobium são encontradas em nódulos especializados nas raízes de plantas da família das leguinosas (Fabaceae: Feijão, Soja, Ervilha, Vagem, Jatobá, etc.), por isso recebem esse nome (Rhizobium vem de do grego rhíz?ma, que quer dizer raíz, e ????, que significa vida). Alguns dos conhecimentos agrícolas utilizados em sistemas agroecolólgicos, por exemplo, se baseiam na distribuição de plantas diversas intercaladas com leguminosas, de forma que a fixação do nitrogênio ocorra mais frequentemente e, assim, estimule o desenvovimento dessa comunidade bacteriana que já foi descrita.
Espero ter ajudado!