Se a osmose é um transporte passivo, então em um ambiente hipertônico, onde encontra-se inserido uma célula, a célula vai perder água, mas essa perda vai contra o gradiente de concentração? pois o gradiente diz que uma substancia sai do meio + concentrado para o - concentrado sem gastar energia que é o caso da osmose, mas a água sai do - concentrado para o mais concentrado sem gastar energia.
Alguem pode explicar?
A esse fenômeno denominamos de osmose reversa ou inversa, que é um processo de separação de substâncias através de uma membrana que retém o soluto.
Nesse caso, o solvente flui do meio mais concentrado para o menos concentrado e isola-se do soluto, por uma membrana que permite a sua passagem.
É, portanto, um processo inverso ao que ocorre naturalmente durante a osmose, onde a água flui de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico).
Osmose tá relacionada com o transporte de água entre os meios. Então sempre a água vai sair de um meio menos concentrado para um mais concentrado, visando diluir esse meio.
As difusões são o oposto. Também não há gasto de energia, mas está relacionada ao movimento dos solutos de um meio para o outro, ou seja, um soluto sempre saíra de um meio mais concentrado para um menos concentrado com o mesmo fim: diluir um dos meios para que a célula entre em homeostase.