Olá Jose, espero te ajudar.
A resposta é o aumento de CO2.
Após a colheita, as frutas continuam seu processo respiratório, consumindo oxigênio e liberando gás carbônico. As condições ambientais que regulam a intensidade respiratória, e, por conseqüência, a conservação dos frutos, são: a temperatura, a umidade relativa, a concentração de oxigênio, a concentração de gás carbônico e de gás etileno.
Por meio da atmosfera controlada, o nível de oxigênio é reduzido a uma média entre 1% e 3% e o gás carbônico é elevado para níveis entre 2% e 20%. A concentração adequada de cada gás varia em função da fruta armazenada. No armazenamento em atmosfera controlada, o efeito das baixas concentrações de oxigênio e das altas concentrações de gás carbônico ocorre em diferentes pontos do metabolismo celular dos frutos, mais especificamente: a) na síntese do etileno; b) na ação do etileno; c) na respiração, em nível do ciclo dos ácidos tricarboxílicos e na cadeia transportadora de elétrons; e d) na síntese e atividade de enzimas.
Níveis baixos de oxigênio reduzem drasticamente a atividade da enzima citocromo-oxidase, que usa o oxigênio molecular na cadeia transportadora de elétrons. Além disso, o oxigênio molecular é necessário para a síntese do etileno (gás do amadurecimento dos frutos).
C02*
Gaz carbonico.