Foto de Pedro J.
Pedro há 4 anos
Enviada pelo
Site

Perguntas de biologia

01) Com relação a tecidos animais de sustentação, pode-se afirmar que

a) Os tecidos animais de sustentação são de natureza hematopoiética e caracterizam-se pela riqueza de material intercelular produzido por suas células.

b) O tecido cartilaginoso é o mais resistente dos tecidos animais de sustentação, tendo substância extracelular calcificada, que lhe dá as características necessárias à sua função.

c) O tecido ósseo é o constituinte principal do esqueleto dos animais, especializado em suportar pressões. Serve de suporte para as partes moles, protegendo órgãos vitais, como os contidos nas caixas craniana e torácica.

d) A substância intercelular do tecido ósseo não tem relação com sua função, que é executada exclusivamente por suas células chamadas osteoblastos e osteócitos.

e) A nutrição de uma cartilagem se faz por meio de canais existentes na matriz, que permitem a comunicação dos osteócitos com seus vizinhos, com as superfícies externa e interna do osso e com os canais vasculares da matriz.

02) O osso, apesar da aparente dureza, é considerado um tecido plástico, em vista da constante renovação de sua matriz. Utilizando-se dessa propriedade, ortodontistas corrigem as posições dos dentes, ortopedistas orientam as consolidações de fraturas e fisioterapeutas corrigem defeitos ósseos decorrentes de posturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma parte orgânica proteica constituída principalmente por colágeno, e uma parte inorgânica constituída por cristais de fosfato de cálcio, na forma de hidroxiapatita. Com base no texto e nos conhecimentos sobre tecido ósseo, é correto afirmar:

a) A matriz óssea tem um caráter de plasticidade em razão da presença de grande quantidade de água associada aos cristais de hidroxiapatita.

b) A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas denominadas osteoclastos e osteoblastos, respectivamente.

c) O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência da consistência gelatinosa da proteína colágeno , produzida por osteoclastos, que lhe confere alta compressibilidade.

d) A plasticidade do tecido ósseo, por decorrer da substituição do colágeno, aumenta progressivamente, ao longo da vida de um indivíduo, assim como, aumentam seus osteoblastos.

e) A matriz óssea é denominada plástica porque os ossos possuem grande quantidade de substância proteica e não possui substâncias inorgânicas.

03) Dos vários tipos de colágeno presentes no corpo humano, o colágeno do Tipo I é o mais abundante. Uma doença genética caracterizada por problemas na produção de colágeno do Tipo I é a chamada Osteogenesis Imperfecta, ou doença dos ossos de cristal. Pessoas acometidas dessa doença apresentam fragilidade óssea, ossos curvados e baixa estatura, entre outros sintomas. Os acometimentos do tecido ósseo na Osteogenesis Imperfecta se devem ao fato de que o colágeno:

a) promove a multiplicação dos osteoclastos

b) permite que os osteoclastos não degradem o tecido

c) faz parte da matriz extracelular do osso

d) forma depósitos cristalinos de fosfato de cálcio

e) preenche as lacunas dos ossos esponjosos

04) Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que:

a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

c) a dificuldade respiratória ocorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.

d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.

e) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

05) O corpo humano possui cerca de 5 a 6 litros de sangue, que é essencial para a sobrevivência e o funcionamento de células, tecidos e órgãos. Considerando o conhecimento sobre o tecido sanguíneo, analise as proposições a seguir.

a) as hemácias são células nucleadas, de origem mesodérmica, sem mitocôndrias e ricas em hemoglobina.

b) processos hemorrágicos intensos podem levar à morte, em razão da perda de basófilos e dos fatores de coagulação sanguínea.

c) células b citotóxicas são linfócitos que amadurecem no timo; são especializadas na produção de antígenos e células de memória durante as infecções.

d) neutrófilos e macrófagos são fagócitos originários da medula espinhal, sendo que os primeiros possuem núcleo trilobado, e os segundos, um grande núcleo na região central da célula.

e) eosinófilos são células que combatem infecções parasíticas, enquanto os basófilos produzem aumento da permeabilidade vascular através da secreção de histamina.

06) Quando falamos em reprodução sexuada, podemos afirmar que, geralmente,

a) existem dois organismos envolvidos.

b) apenas um organismo é necessário.

c) existe o envolvimento de dois gametas.

d) existe um organismo hermafrodita envolvido.

e) não haverá variabilidade genética.

07) De modo geral, os animais formam-se por reprodução sexuada, a partir do zigoto. Em alguns casos, um óvulo pode desenvolver-se sem fecundação, originando um novo indivíduo. Esse processo é conhecido como:

a) Partenogênese.

b) Segmentação.

c) Organogênese.

d) Antropogênese.

e) Seleção gamética.

08) Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa INCORRETA:

a) A reprodução assexuada não envolve gametas.

b) Bactérias reproduzem-se por reprodução assexuada.

c) Alguns animais podem reproduzir-se assexuadamente.

d) A reprodução assexuada aumenta variabilidade genética.

e) A partenogênese é um exemplo de reprodução assexuada.

09) As hidras apresentam uma forma peculiar de reprodução assexuada. Nesses organismos, forma-se uma massa de células dividindo-se por mitose, gerando uma pequena hidra que se separa do organismo parental e inicia a vida livre. Esse processo é conhecido como

a) Divisão binária.

b) Partenogênese.

c) Multiplicação vegetativa.

d) Brotamento.

e) Divisão múltipla.

10) Alguns seres vivos reproduzem-se assexuadamente. Uma forma de reprodução rápida e fácil. A desvantagem desse modo de reprodução é que:

a) Não cria variação genética.

b) Cria variação genética.

c) “Consome” energia.

d) Os descendentes não são duplicatas dos pais.

e) Os descendentes só se reproduzem sexuadamente.

Biologia Ensino Médio
1 resposta
Professor André P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar André Luiz
Olá, tudo bem? Acho que a dúvida é um pouco longa demais. Seria mais interessante incluir como uma tarefa. :)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa