Foto de Thaís A.
Thaís há 7 anos
Enviada pelo
Site

Período refratário

Boa tarde. A primeira região a sofrer despolarização em um neurônio, será também a primeira que vai entrar no período refratário, isso para que o estímulo seja dado de modo unidirecional. Me veio uma dúvida, ela entra nesse período em decorrência do potencial de ação durar muito pouco tempo?

Outra dúvida, para que o estimulo não volte a gente tem que bloquear o canal de sódio referente a primeira região despolarizada pra que o estímulo da região vizinha não seja sentido nessa região, certo? Pra garantir uma só direção.  É que pra mim não faz muito sentido, se já entrou bastante sódio já despolarizou, se entrasse mais sódio que mudança faria? 

Biologia Geral
3 respostas
Professor José F.
Respondeu há 7 anos
Contatar José
Olá Taís! 1 - Não, não por conta do tempo que que o axônio (ou o neurônio) entra em período refratário. Esse período acontece devido a cinética de ativação/inativação dos canais de sódio sensíveis a voltagem. O potencial de ação é extremamente rápido em decorrência do tempo que leva para que os canais de sódio sensíveis a voltagem, e também os de potássio sensíveis a voltagem, entrem na configuração inativados e/ou fechados. 2 - Na verdade, não é que você precise bloquear algo para que o estímulo "não volte". O que acontece é que, devido a natureza do funcionamento desses canais, o estímulo sempre será propagado em uma única direção. Analise o seguinte: após o neurônio receber um estímulo despolarizante, se esse estímulo alcançar o limiar para a abertura dos canais de sódio sensíveis a voltagem, estes irão se abrir, levando a um grande influxo de sódio no neurônio; a seguir, em um tempo determinado pela própria composição do canal, ele entrará num estado inativo, de forma que o influxo de sódio é interrompido. Nesse ponto, a célula estará despolarizada em mais ou menos +30mV, e vai estar com bastante sódio no meio intracelular. Aí, os canais de potássio sensíveis a voltagem, que são mais lentos para serem abertos, vão terminar de se abrir nesse momento, de forma que você terá um efluxo de potássio e, portanto, uma repolarização da célula. O fato é que, caso o canal de sódio sensível a voltagem não se inativasse, você teria um influxo de sódio contínuo e sustentado até que a célula atingisse o potencial de equilíbrio do sódio, que é mais ou menos +50mV. Além disso, se esses canais não se inativassem, seria teoricamente possível que essa célula pudesse novamente abri-los (ou mesmo mantê-los abertos), gerando um potencial de ação "sustentado" e impedindo que novos potenciais fossem gerados nesse momento. É por essa razão que os canais, após serem inativados, permitem que aquele segmento do axônio entre em período refratário por um espaço curto de tempo, de forma que o neurônio possa rapidamente gerar outro estímulo caso necessário. Também não se esqueça de que tudo isso é um processo dinâmico: mesmo que a célula esteja com muito sódio, a bomba de sódio e potássio vai estar expulsando esse sódio continuamente. Uma coisa que talvez te ajude a entender esse ponto, é estudar o potencial de ação cardíaco. As células do miocárdio geram um potencial de ação diferente, que tem um platô que se mantém por um certo período de tempo, de forma a impedir que o músculo cardíaco entre em tetania. Esse platô só é possível porque existem canais de cálcio nessas células, que se mantém abertos para permitir um influxo contínuo de cálcio para manter a despolarização da célula. Se ainda estiver muito confusa e com dúvidas, pode marcar uma aula rápida comigo que eu te ajudo a esclarecer especificamente esse assunto, por um valor bem abaixo do que normalmente cobro por aulas inteiras. Espero ter ajudado!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Murilo S.
Respondeu há 7 anos
Contatar Murilo
Olá Thaís Quanto a sua primeira dúvida, o período refratário é o tempo necessário para a célula reorganizar a concentração de íons Na e K em seu interior após o potencial de ação ocorrer. Lembre-se, durante o potencial de ação que ocorre somente no axônio ocorre um grande fluxo de íons Na para dentro do axônio, seguido de uma saída de íons K do interior do axônio para a região extracelular. Após a despolarização, a bomba de sódio potássio reequilibra os íons no interior da célula, preparando-a para uma nova despolarização (abertura de canais de Na). Na segunda pergunta, complementando a resposta do Professor José Francis, o estímulo que chega no axônio produzirá uma resposta binária, ou seja, ocorre ou não ocorre o potencial de ação. Talvez você esteja confundindo a despolarização que ocorre nos dendritos e no corpo do neurônio com o potencial de ação que ocorre no axônio. Lembre-se de que são duas condições diferentes de despolarização da membrana celular. segue dois links bons para complementar seus estudos: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/v/anatomy-of-a-neuron https://www.todamateria.com.br/transmissao-do-impulso-nervoso/ Espero ter ajudado na dúvida.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Thalita O.
Respondeu há 6 anos
Contatar Thalita
1° dúvida: O potencial de ação é gerado a partir de um estimulação elétrica que alterará a voltagem da célula e permitira a abertura dos canais de sódio voltagem-dependentes. Tal abertura só ocorre de forma massiva e relevante para a despolarização após um limiar (nível mínimo de estimulação) ser atingido. Após o limiar ser alcançado, o potencial é disparado e não há mais volta, independente de o estimulo cessar, ocorrerá a despolarização. Ao atingir o platô da despolarização, os canais de sódio se fecham e a célula volta a se repolarizar, atingindo níveis mais negativos que seu potencial de repouso e após alguns milésimos de segundos, voltará ao seu potencial de repouso . Durante o tempo em que o potencial de ação está acontecendo e a célula está se repolarizando, não é possível reabrir os canais para gerar novo potencial de ação, configurando o período refratário absoluto. A hiperpolarização ( níveis de maior polarização) configura um momento em que já se pode abrir os canais de sódio novamente, porém com maior dificuldade, pela célula estar mais polarizada e ter que receber maior taxa de estimulação elétrica para atingir o limiar. 2° dúvida: O potencial de ação não é capaz de voltar justamente pela presença do período refratário. após a abertura e fechamento dos canais de sódio, estes precisam de um tempo para serem abertos novamente, ou de um estímulo mais intenso que o primeiro ( caso já se tenha atingido o período refratário relativo), garantindo que se tenha uma especificidade na direção em que o potencial ocorrerá.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa