Foto de Firmino L.
Firmino há 3 anos
Enviada pelo
Site

Podem me ajudar na explicação das alternativas?

Estudo realizado em florestas ombrófilas do complexo Mata Atlântica, nas Regiões Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia, foram identificadas 37 espécies de musgos. Essa ocorrência se deve principalmente às características abióticas da floresta e da existência de substrato propício para a fixação das espécies, a exemplo de rochas e troncos das árvores. As características abióticas desse bioma favorecem a reprodução das espécies de musgo. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

a) Período quente e úmido da floresta acelera o processo de dispersão dos pólens, que é levado pelos polinizadores até o estigma.

b) Secas periódicas estimulam o crescimento de esporófitos, e ventos espalham os protonemas pelo solo da floresta.

c) Calor da floresta estimula a produção de rizoides e formação de gametófitos jovens, havendo crescimento vegetativo.

d) Gotas de chuva ou respingos, ao atingirem os anterídios, carregam os anterozoides para perto dos arquegônios.

e) Baixa luminosidade estimula a formação de brotos laterais que se desenvolvem em propágulos, dando origem a novas hepáticas.

O gabarito é D mas não entendi as alternativas. Podem me ajudar com cada uma delas por favor?

obrigado

Professor Aryel G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Aryel

Olá, Firmino

Vou tentar explicar os motivos das outras alternativas estarem erradas, e o da D estar correta.

A) O período quente e úmido pode facilitar na atividade de polinizadores, uma vez que a temperatura é essencial, porém, ela é equivocada pois o enunciado especifica "musgos" ou as conhecidas briófitas. Musgos não possuem polinizadores naturais como as angiospermas necessitam (na grande maioria dos casos; ex: abelhas, formigas, morcegos, etc). Além disso, elas não possuem estigma.

B) Uma característica reprodutiva importante dos musgos é a dependência de ambientes úmidos, já que os gametas masculinos (anterídeos) são flagelados e precisam de um meio aquoso para se locomover... até chegar no arquegônio (estrutura reprodutiva feminina). Esta alternativa fala de secas... sem umidade não haveria a fecundação e, portanto, a formação do esporófito adulto para a liberação dos esporos e a sua germinação, que dão origem aos protonemas que a alternativa comenta.

C) A temperatura não influencia diretamente na formação de rizoides e gametófitos, mas há uma direta relação com umidade e luz.

D) Lembra que acima eu comentei que os gametas masculinos dos musgos precisam de meio aquoso para nadarem em direção ao arquegônio? Então, nesta alternativa ela explica certinho essa dependência reprodutiva dos musgos para com a umidade (i.e., chuva). Por isso ela é a alternativa correta.

E) Embora os musgos possam realizar tal propagação por propágulos (reprodução assexuada), ela não é estimulada por baixa luminosidade.

Espero ter ajudado! :)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor