Quem já esteve no Canal do Panamá, sabe. É uma obra de engenharia das mais grandiosas. Tem 77 quilômetros de extensão e liga o Oceano Atlântico ao Pacífico. As eclusas, que são uma espécie de elevador, levantam os navios até o lago Gatún e dali eles seguem para um ou outro lado do continente. Hoje, pode-se sentar em alguma parte do canal e observar esse movimento das eclusas, mas nem sempre foi assim.
A construção dessa passagem que encurtaria as viagens, evitando as rotas mortíferas que passavam pelo Cabo Horn ou o Estreito de Magalhães, começou em 1881, coordenada pelo famoso engenheiro francês – que fez o canal de Suez – Ferdinand de Lesseps.
A construção desse canal pode proporcionar consequências biológicas para a biodiversidade da região, como
aumento do fluxo gênico entre as populações de mamíferos terrestres.
seleção artificial de indivíduos com características mais adaptadas.
o surgimento de novas espécies de mamíferos aquáticos a partir dos terrestres.
o surgimento de novas espécies terrestres por meio de especiação alopátrica.
interrupção do fluxo gênico entre populações de peixes.
Oi Monica
Essa é uma questão autoral, provavelmente do seu professor né?
Eu amrcaria a alternativa D, pois com a construção do canal cria-se um curso dágua no meio de uma extensa faixa de terra, o que interromperia o fluxo gênico entre as espécies terrestres dos dois lados do canal. Além disso, as pressões seletivas entre esses dois fragmentos de terra podem ser diferentes, o que acarretariam a longo prazo no surgimento de novas espécies.
PORÉM, com as informações que foram dadas, não é possível excluir com certeza o item E, pois nada garante que os peixes não consigam passar de um lado a outro do canal.