Em Ecologia, a abordagem de ecossistema focaliza-se na transferência de energia e matéria entre os componentes vivos e não vivos dentro e entre ecossistemas. Os níveis tróficos de uma comunidade ou ecossistema, por exemplo, são determinados pela quantidade de energia que alimenta os ecossistemas e a eficiência com a qual é transferida”
(RICKLEFS, R.; RELYEA, R. A Economia da Natureza. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014).
Produtividade primária é uma das formas de movimento de energia nos ecossistemas e é definida como:
a) a mensuração das mudanças na biomassa do produtor.
b) a biomassa de produtores encontrados no ecossistema em uma determinada área e em um momento específico no tempo.
c) a taxa de acumulação de biomassa dos consumidores em uma determinada área.
d) a energia solar que é refletida ou não é absorvida pelas plantas.
e) a taxa na qual a energia solar ou química é capturada e convertida em ligações químicas pela fotossíntese ou quimiossíntese.
Provavelmente a questão foi anulada por um erro conceitual no gabarito (letra A) e pela abrangência do termo "produtividade primária". Primeiro que o gabarito se refere à produtividade primária bruta, que é a quantidade total de biomassa PRODUZIDA em um local em determinado intervalo de tempo, mas o gabarito pode dar a entender que seria a quantidade absoluta de biomassa. Além disso, a questão dá a entender que o gabarito corresponde ao conceito de produtividade primária, ignorando que existe a produtividade primária líquida, que é a diferença entre a produtividade primária bruta e o que é consumido pela respiração.