Em determinada espécie vegetal diploide, os genes B e C estão localizados num mesmo cromossomo. Sabendo que entre esses dois genes a frequência de recombinação é de 18%, se uma planta heterozigota para ambos os genes (BC/bc) for cruzada com outra homozigota recessiva (bc/bc), com que frequência se espera encontrar indivíduos com a combinação alélica Bc/bc entre os descendentes desse cruzamento?
a) 4,5% b) 18% c) 41% d) 36% e) 9%
Boa noite,Firmino.
O enunciado diz que a frequência de recombinacao é 18% o que equivale a dizer que há 18% de gametas recombinantes, 9% de cada um.jJa que a planta é CIS BC/bc, os gametas parentais são
BC. e bc. e os gametas recombinantes são
Bc e bC.
Os gametas da outra planta não interferem nas taxas dos descendentes pois são sempre vc
Com isso um descendente Bc/bc terá a taxa equivalente a taxa do gameta recombinantes Bc que é de 9%
Espero ter ajudado.
Então, vamos lá! Esse tipo de questão não tem os detalhes e cálculos que uma questão padrão de linkage traz, então basta analisar o enunciado e buscar o que o comando pede. O enunciado trás 18% de recombinação, ou seja, dois alelos irão se recombinar (18%/2=9%). Nesse ponto aqui já se resolve o exercício, mas continuando... Com o comando, precisamos obter um indivíduo com a combbinação alélica: Bc/bc. Assim, basta analisar que a a planta homozigota recessiva só irá produzir gametas com os alelos ab (isso é muito IMPORTANTE, pois ela não determina mudança alguma nos alelos de sua prole) e a outra produzirá 4 tipos: BC; bc; Bc; bC. Nesse ponto até pode parecer que temos inúmeras informações aleatórias, mas só falta um coisinha: quais são so genes recombinantes do indivíduo heterozigoto?... (suspense!) simm, BC e bc são os parentais e Bc bC os recombinates (caso n saiba como obter isso, basta olhar para o BC/bc - um cromossomo terá o B e o C e o outro o b e o c). Por fim, como o exercício pede a porcentagem para Bc/bc, só nos resta os 9% da recombinação Bc.
gametas do BC/bc:
B| |b
C| |c
(a cromátide da esquerda tem o BC e a da direita bc)