Diferentes espécies vegetais são encontradas em diversos ambientes, apresentando características adaptativas e também restrições, muitas delas relacionadas ao seu modo de reprodução. Nesse contexto, um estudante do curso de Ciências Biológicas elaborou um cartaz contendo informações relativas a três grupos de plantas.
I. As briófitas, mais precisamente os musgos, são vegetais tipicamente terrestres, que não apresentam restrições reprodutivas quanto à disponibilidade de água.
II. As pteridófitas, ou seja, as samambaias, são plantas de porte mediano, que produzem pequenas sementes que se encontram aderidas à face inferior das folhas.
III. As gimnospermas, representadas pelas coníferas, são plantas terrestres de porte arbóreo, capazes de se reproduzir de modo independente da presença de água, devido à existência de flores e frutos secos chamados pinhões.
Considerando as informações fornecidas pelo estudante, é possível afirmar que:
I. Incorreta, pois as briófitas necessitam de água para a sua reprodução, os gametas são flagelados
II. Incorreta, os soros presentes na face inferior das folhas contem esporos e não sementes
III. Incorreta. As gimnospermas são plantas que possuem sementes mas não são envoltas por um fruto, apenas as angiospermas tem fruto. O pinhão é uma semente.
Resp.: B
Alternativa B - as três afirmações estão incorretas
I - está incorreta porque as briófitas dependem de água para a fase sexuada de sua reprodução (para a movimentação dos gametas masculinos em direção aos femininos)
II- está incorreta porque as pteridófitas não são plantas com sementes. Na face inferior de suas folhas encontram-se estruturas chamadas soros, as quais contém esporos em seu interior.
III - está incorreta, pois, apesar das gimnospermas possuírem reprodução independente de água e flores (pinhas), a flor feminina é incompleta, não ocorrendo a formação de fruto ao redor da semente. É devido a isso o nome do grupo - gimospermas: sementes nuas. Portanto, o pinhão é a semente do pinheiro e não fruto.