1- Dois irmãos foram até o mercado, um deles comprou 1Kg de feijão, já o outro comprou 1 Kg de milho. Ao chegar em casa, repararam que no saco de feijão, muitas sementes estavam divididas ao meio, enquanto no saco de milho, todos estavam inteiros. Com base nos grupos de plantas angiospermas, escreva um paragrafo que responda a pergunta: por que tal fenômeno ocorreu apenas com o feijão?
Olá Yuki,
O feijão pertence ao grupo das eudicotiledôenas e o milho ao grupo das monocotiledôneas.
Assim, este fenômeno de partir é devido ao fato do tecido de reserva do feijão estar dividido em dois, um apara o lado e outro para o outro, difetente do milho, uma monocot, que possui o seu endosperma único.
Olá Yuki!
O feijão é uma angiosperma eudicotiledônea, ou seja, a semente possui dois cotilédones. Por isso, as sementes estarem divididas o meio.
O milho pertence às monocotiledôneas.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
Primeiramente é importante ressaltar que o correto a se dizer é grão de milho, visto que cada unidade amarela que vemos na espiga não é uma semente e sim um fruto do tipo cariópse.
Respondendo a pergunta, temos dois grupos nas angiospermas, denominados de monocotiledôneas e dicotiledôneas. A diferença entre eles é a presença de um ou dois cotilédones, como o próprio nome sugere.
No feijão, os cotilédones são modificados em tecidos de reserva, fragmentando a semente em duas partes, visto que é uma dicotiledônea. Isso então explica o acontecimento dos irmãos.
Mas porquê o milho não se divide? O milho é uma monocotiledonia e apresenta apenas um cotilédone (este também é modificado em um cotilédone maciço e com função de produzir enzimas capazes de digerir as reservas do endosperma, denomidada de escutelo), que não se divide.