Já chegaram a me falar que se trata de um Parasitismo, no entanto, essa relação não é apenas entre indivíduos de espécies diferentes?
Acredito que existam duas formas de analisar esta situação:
1 - apenas biologicamente
2 - biologicamente + sentimentalmente (é lógico que os sentimentos tem ligação com a biologia; porém a diferenciação entre 1 e 2 é notória).
Existem fontes que trazem que o Parasitismo deve ser entre diferentes espécies e outras não falam nada a respeito. Portanto, da mesma forma que em alguns casos de irmãos siameses, a gestação pode ser considerada um exemplo de parasitismo.
Porém, se levarmos em conta a satisfação emocional da mãe e alguns outros benefícios como pausa no ciclo menstrual e consequentemente, para algumas mulheres, diminuição de dores de cabeça, melhorias na pele, aumento de apetite, etc. já não podemos pensar mais em Parasitismo. Acredito que neste caso há o Mutualismo ou, em casos extremos, o Mutualismo obrigatório. Digo isto pois há diversos casos de mães que se matam quando seus filhos morrem.
É lógico que pode haver uma ampla discussão sobre se isso deve ser levado em conta ou não. As relações sociais que os animais podem criar afetam diretamente sua vida; porém, não consigo deixar de levar em conta fatores como: diminuição de dores de cabeça. Isto é um fator exclusivamente biológico, não envolve sentimentos.
Eu considero como Mutualismo, embora existam mães que joguem seus filhos no lixo.