Muitos relatórios ambientais, afirmam que 1,3 bilhão de árvores da Amazônia são derrubadas em um ano. Apesar de considerada “pulmão do mundo”, a floresta, respira e consome oxigênio.
Estabeleça a relação entre fotossíntese e respiração.
Boa tarde, Caique.
Achei sua dúvida muito interessante. Porém aqui tiramos as dúvidas mais especificas. Essa necessita mais tempo. Sugiro que você coloque na parte de tarefas, para que a plataforma escolha professores mais capacitados e assim tirando melhores suas dúvidas.
A fotossíntese é o processo que ocorre por organismos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Esses organismos captam a luz solar, convertem-na em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos, baseada em água e dióxido de carbono. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio, que é liberado no ambiente. Apesar da Floresta retirar, anualmente, até dois bilhões de toneladas de gás carbônico da atmosfera, através da fotossíntese, e ela retorna para atmosfera cerca de 1,5 bilhões de toneladas de oxigênio que significa apenas 0,001%. Sendo assim a balança não altera muito o teor de oxigênio.
Olá, Caique.
Vamos lá: no processo de respiração celular, ocorre a incorporação do gás oxigenio (O2) e liberação do dióxido de carbono (CO2). Já na fotossíntese, ocorre a incorporação do dióxido de carbono e liberação do gás oxigenio. Porém, na floresta amazonica o que ocorre, de fato, é que ela consome tanto oxigenio quanto produz. As plantas realizam a fotossíntese, utilizando a energia luminosa, com a produção da glicose ao final do processo. Só que o que acontece é que as plantas também necessitam de energia para serem capazes de metabolizar essa glicose, e ela é proveniente, também, da respiração celular. Por conta disso, já afirmam que a floresta amazonica já não é mais considerada o pulmão do mundo e, sim, as algas marinhas.
As árvores da floresta amazônica são, em sua maioria adultas ou velhas, por isso consomem grande quantidade de oxigênio. Apesar de produzirem muitas toneladas desse gás, também possuem um gasto enorme. Resultado disso é que o saldo é muito baixo se compararmos com algas e fitoplânctos que produzem muito e consomem pouco.
Boa tarde,
A Floresta Amazônica equivocadamente é considerada o pulmão do mundo. Nós pesquisadores da região sabemos que da mesma forma que a floresta libera oxigênio com o processo de fotossíntese, consome com a respiração, resultando em um saldo positivo mínimo. Portanto, as algas marinhas produzem oxigênio em excesso, o qual sendo liberado na água passa para a atmosfera, ficando disponível a outros seres vivos. Nesse processo, as algas marinhas são responsáveis pela produção de cerca de 54% do oxigênio do mundo, segundo dados são do Instituto Brasileiro de Florestas.