Boa tarde, Luiz
Ambos os reticulos são formados por uma rede de canais interligados e que se conectam com a membrana nuclear cujo papel é o de transporte de substâncias no interior das células.
O chamado REL(liso) não tem os ribossomos aderidos à suas membranas e está envolvido com a síntese de esteroides, fosfolipídios e colesterol.Ocorre em grande quantidade nas células do fígado pois auxilia na degradação do álcool.
Já o RER(rugoso ou granuloso) apresenta os ribossomos aderidos às suas membranas e com isso se relacoiona com a síntese das proteínas.As células secretoras de substâncias proteicas apresentam esse tipo de retículo bem desenvolvido.
Espero ter ajudado
Olá Luiz! O retículo endoplasmático rugoso (RER) possui ribossomos aderidos a sua estrutura. Dessa forma, tem como uma das funções a síntese de proteínas. Já o retículo endoplasmático liso (REL) não possui ribossomos aderidos e é bastante especializado em algumas células, como as células hepáticas, por exemplo. Ele tem a função de desintoxicar moléculas tóxicas, auxiliando na desintoxicação do álcool, por exemplo.
A principal diferença estrutural entre um e outro é que o RER possui ribossomos aderidos e o REL não possui.