Olá, é o seguinte pesquisando o conceito de retrovírus. Encontrei no Amabis e Martho, o seguinte sobre o HIV: “O HIV é um retrovírus; seu nucleocapsídio contém duas moléculas idênticas de RNA de cadeia simples, associadas a moleculas de duas enzimas: a transcriptase reversa, capaz de ‘retrotranscrever’ DNA a partir de RNA (daí o nome retrovírus) e, a integrase, responsável pela integração do DNA viral ao cromossomo da célula hospedeira.”
Posso generalizar isso? Digo, afirmar que: Retrovírus são vírus cujos nucleocapsidios contém duas moléculas idênticas de RNA... (continua o que foi dito acima)?
Sendo bem objetivo! Obrigado.
Retrovirus pertence a uma familia de virus que e constituida de RNA fita simples, senso positivo e que vai replicar RNA Viral por meio da ação de uma enzima denominada transcriptase reversa. Ele pertence ao grupo de virus VI(virus ssRNA-RT), este e um sistema de classificação elaborado por um biologo americado de nome David Baltimore. Pertence ao genero retrovirus os seguintes: alpharetrovirus, gammaretrovirus, epsilonretrovirus, deltaretrovirus, betaretrovirus e o lentivirus ( esse o virus causador da imunodeficiencia humana). Vamos agora a sua frase " retrovirus:seu nucleocapsidio contem duas moleculas identicas de RNA de cadeia simples, associadas a moleculas de duas enzimas: a transcriptase reversa, capaz de 'retrotranscrever' DNA a partir de RNA (dai o nome retrovirus)e, a integrase, responsavel pela integração do DNA viral ao cromossomo da celula hospedeira".
Primeiro ponto não podemos afimar que retrovirus sempre tem duas moleculas identicas de RNA, embora sempre seja de cadeia simples, porque o processo da transcrição no retrovirus e diferenciado pois ele forma o DNA de fita simples em seguida o RNA e degradado, a transcriptase torna essa fita de DNA simples em dupla helice, esse DNA formado e integrado ao DNA da celula hospedeira com ajuda da enzima integrase, assim inicia-se a formação do RNA Viral nesse momento a enzima protease fica responsavel por quebrar a proteina viral precursora em proteinas menores e maduras e o RNA e as proteinas são então liberadas para infectar outra celula. Pode-se ver que existe também a enzima protease.
Dessa forma sua conclusão não e ao todo errada, mas deve-se ter cautela em numerar e quantificar as quantidades no interior da celula para evitar erros.
Abraços.
.