Foto de Juan L.
Juan há 6 anos
Enviada pelo
Site

Seleção natural

Em que os recentes conhecimentos genéticos afetaram a teoria da seleção natural de Darwin ?
Biologia Ensino Médio
4 respostas
Professora Carolina B.
Respondeu há 6 anos
Contatar Carolina
Os conhecimentos de genética, pós Mendel, que auxiliaram na descoberta do DNA, RNA e da transmissão hereditária de genes, contribuíram para corroborarem a teoria de Darwin. Ele falava sobre a “transmissão hereditária de fatores” em uma população. Esses fatores ficaram sendo conhecidos como os genes. Qualquer dúvida com relação à evolução, estou à disposição! :)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Janine L.
Respondeu há 6 anos
Contatar Janine
O que quer dizer com "conhecimentos recentes"? Desde o advento da genética de populações que permitiu a integração da genética mendeliana com o princípio de seleção natural, muita coisa aconteceu, como a proposta das teorias neutra e quase-neutra da evolução molecular e o desenvolvimento de teses estatísticos para detectar marcas moleculares da seleção natural em genes e genomas, assim como o advento da teoria do coalescente e do emprego de métodos computacionais cada vez mais intensos juntamente com métodos filogenéticos comparativos. Nas últimas décadas a genética do desenvolvimento também trouxe novos insights ao estudo da evolução da forma em animais e plantas que vem permitindo identificar genes e circuitos genéticos envolvidos em várias instâncias de inovações morfológicas, como reconstruir sequências de biomoléculas ancestrais (como os receptores para corticóides e opsinas, respectivamente, através do trabalhos de Thornton e Yokoyama) e os estudos de evolução experimental com bactérias Escherichia coli levados a cabo por dezenas de milhares de gerações, feitos com várias replicadas em condições laboratoriais muito bem controladas, como os realizados pelo grupo de Richard Lenski, os quais permite inferir e investigar passos envolvidos no processo de adaptação.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Cleilton L.
Respondeu há 6 anos
Contatar Cleilton
Oi, Juan!! Bom!! Os conhecimentos mais recentes da genética que causaram alguns debates científicos calorosos na teoria da evolução de Darwin (mutação e seleção natural) foi o da epigenética. Mas de qualquer forma, a epigenética pode ser complementar a teoria da evolução de Darwin (mutação e seleção natural). Vou explicar: a epigenética é definida como modificações do genoma que são herdadas pelas próximas gerações, mas que não alteram a sequência do DNA. Basicamente o que muda é o perfil de expressão dos genes na presença de uma certa condição (estresse, calor, salinidade, etc..). Como a teoria de evolução de Darwin propõe a mutação em genes e posterior seleção natural, de início a epigenética estaria na contramão da teoria da evolução. Entretanto, as variações que ocorrem no genoma (metilação do DNA e mudanças em proteínas, chamada histonas) podem ser herdadas e passadas aos seus descentes. Assim, a existência de variações epigenéticas hereditárias amplia o escopo de variações e proporciona focos adicionais para a seleção. Não há conflito entre a epigenética e o darwinismo. De fato, a existência de variações epigenéticas, está em consonância com as ideias do próprio Darwin sobre hereditariedade, pois Darwin acreditava que a variação induzida pode ser herdada. Exemplos de herança epigenética: as diferentes células que temos em nosso corpo. Tais células possuem o mesmo DNA (genoma); entretanto, uma célula epitelial é diferente de uma nervosa ou muscular. Outro exemplo, existem leveduras que sobrevivem a várias condições de estresse em indústrias, devido as mudanças do perfil de expressão dos genes (plasticidade fenotípica). Em resumo, a herança epigenética pode ser complementar a teoria da evolução de Darwin e não existe nenhum abalo na mesma apenas complemento.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Helena C.
Respondeu há 6 anos
Contatar Helena
Há uma teoria conhecida como Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução. Esta teoria justamente trabalha os conceitos da genética e a ideia proposta por Darwin: seleção natural. Mutações e recombinações gênicas são algumas das fontes de variabilidade genética sobre as quais as pressões seletivas do meio irão atuar. Os conhecimentos genéticos são capazes de explicar como surgem as novidades evolutivas, as novas características, sobre as quais a seleção natural irá atuar.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa