Seleção natural

Em que os recentes conhecimentos genéticos afetaram a teoria da seleção natural de Darwin ?

Juan L.
Juan
perguntou há 2 semanas

Professora Carolina B.
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Os conhecimentos de genética, pós Mendel, que auxiliaram na descoberta do DNA, RNA e da transmissão hereditária de genes, contribuíram para corroborarem a teoria de Darwin. Ele falava sobre a “transmissão hereditária de fatores” em uma população. Esses fatores ficaram sendo conhecidos como os genes.
Qualquer dúvida com relação à evolução, estou à disposição! :)
Professora Janine L.
Respondeu há 2 semanas
O que quer dizer com "conhecimentos recentes"?

Desde o advento da genética de populações que permitiu a integração da genética mendeliana com o princípio de seleção natural, muita coisa aconteceu, como a proposta das teorias neutra e quase-neutra da evolução molecular e o desenvolvimento de teses estatísticos para detectar marcas moleculares da seleção natural em genes e genomas, assim como o advento da teoria do coalescente e do emprego de métodos computacionais cada vez mais intensos juntamente com métodos filogenéticos comparativos. Nas últimas décadas a genética do desenvolvimento também trouxe novos insights ao estudo da evolução da forma em animais e plantas que vem permitindo identificar genes e circuitos genéticos envolvidos em várias instâncias de inovações morfológicas, como reconstruir sequências de biomoléculas ancestrais (como os receptores para corticóides e opsinas, respectivamente, através do trabalhos de Thornton e Yokoyama) e os estudos de evolução experimental com bactérias Escherichia coli levados a cabo por dezenas de milhares de gerações, feitos com várias replicadas em condições laboratoriais muito bem controladas, como os realizados pelo grupo de Richard Lenski, os quais permite inferir e investigar passos envolvidos no processo de adaptação.
Professor Cleilton S.
Respondeu há 2 semanas
Oi, Juan!! Bom!! Os conhecimentos mais recentes da genética que causaram alguns debates científicos calorosos na teoria da evolução de Darwin (mutação e seleção natural) foi o da epigenética. Mas de qualquer forma, a epigenética pode ser complementar a teoria da evolução de Darwin (mutação e seleção natural). Vou explicar: a epigenética é definida como modificações do genoma que são herdadas pelas próximas gerações, mas que não alteram a sequência do DNA. Basicamente o que muda é o perfil de expressão dos genes na presença de uma certa condição (estresse, calor, salinidade, etc..). Como a teoria de evolução de Darwin propõe a mutação em genes e posterior seleção natural, de início a epigenética estaria na contramão da teoria da evolução. Entretanto, as variações que ocorrem no genoma (metilação do DNA e mudanças em proteínas, chamada histonas) podem ser herdadas e passadas aos seus descentes. Assim, a existência de variações epigenéticas hereditárias amplia o escopo de variações e proporciona focos adicionais para a seleção. Não há conflito entre a epigenética e o darwinismo. De fato, a existência de variações epigenéticas, está em consonância com as ideias do próprio Darwin sobre hereditariedade, pois Darwin acreditava que a variação induzida pode ser herdada. Exemplos de herança epigenética: as diferentes células que temos em nosso corpo. Tais células possuem o mesmo DNA (genoma); entretanto, uma célula epitelial é diferente de uma nervosa ou muscular. Outro exemplo, existem leveduras que sobrevivem a várias condições de estresse em indústrias, devido as mudanças do perfil de expressão dos genes (plasticidade fenotípica). Em resumo, a herança epigenética pode ser complementar a teoria da evolução de Darwin e não existe nenhum abalo na mesma apenas complemento.

Doutorado: Economia (Universidade de Brasília - UnB)
Ecologia Residência Biológica Comportamento Animal Análise e revisão textual de Biologia Biologia para 2º Ano Sustentabilidade - Biologia Biologia para Ensino Fundamental
Olá, sou a Carol e tenho mais de 15 anos de experiência em aulas particulares e 5 anos de experiência de sala de aula. Fui professora particular de todas as disciplinas exatas (Matemática, Física, Química e Biologia) para Ensino Fundamental e Médio. Além disso, fui professora de Faculdade das discip ...
Conversar Whatsapp do professor Carolina B. Whatsapp do professor Carolina B. WhatsApp
Vitória / ES
Graduação: Engenharia Civil (Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes))
Genética Biologia para Vestibular Biologia para ENEM Biologia para Ensino Médio
dou aula particular e monitoria desde o ensino médio. dando suporte para alunos do ensino fundamental II à graduação, nas áreas de física, matemática e Engenharias.
Conversar Whatsapp do professor Jonas R. Whatsapp do professor Jonas R. WhatsApp