Foto de Mirela S.
Mirela há 2 anos
Enviada pelo
Site

Sequência de dna

Considere uma sequência de DNA com 100 pares de bases de comprimento contendo 18 timinas. Quantas citosinas, guaninas e adeninas essa sequência terá, respectivamente?
Biologia
3 respostas
Professora Kátia S.
Respondeu há 2 anos
Contatar Kátia

R= 82 citozinas, 82 guaninas e 18 adeninas.

Explicação: 100 pares de bases do DNA contém 200 bases nitrogenadas de uma molécula. Se contém 18 tímidas contém 18 adeninas devido serem bases complementares. Então, sobram 164 bases de 200 que divide por 2 entre citozinas e guaninas, sendo igual a 82 cada.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Cássia P.
Respondeu há 2 anos
Contatar Cássia
Importante lembrar que a Timina (T) sempre se liga à Adenina (A) na fita de DNA, logo, elas aparecem em pares. Assim, obrigatoriamente a quantidade de Timina sempre será igual a quantidade de Adenina. Logo, o restante do total corresponde aos pares de Citosina (C) e Guanina (G), então metade do restante de nucleotideos é composto por Citosina e a outra metade por Guanina.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Kelly P.
Respondeu há 2 anos
Contatar Kelly
Como a timina se liga à adenina teremos 18 adeninas na fita. As demais bases serão guanina e citosina. Se a fita de DNA tem 100 PARES de base, significa que ela tem 200 bases no total. Então: 200 bases- 18 adeninas - 18 timinas = 164 164÷ 2 = 82 Assim teremos 82 citosinas e 82 guaninas. Então: 200 -

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa