Sobre sindromes

(UFF-RJ) O cariótipo humano é constituído pelo conjunto completo dos cromossomos ordenados de um indivíduo. No exame pré-natal de um casal cuja futura mãe tenha mais de 35 anos de idade e apresente casos de doenças genéticas na família, o médico deve indicar uma avaliação do cariótipo fetal. O cariótipo humano esquematizado acima é referente a um indivíduo com certas características apontadas em uma das opções. Indique-a. a) Normal e do sexo masculino. b) Com síndrome de Klinefelter e do sexo masculino. c) Com síndrome de Down e do sexo masculino. d) Com síndrome de Klinefelter e do sexo feminino. e) Com síndrome de Down e do sexo feminino.
tem imagem mais não consigui enviar, eu nao entendi porque foi a letra e ?

Samela Costa Garcia
Samela
perguntou há 3 semanas

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
Professora Ana Carolina
Respondeu há 3 semanas
Trissomia no cromossomo 21, isso significa que uma pessoa possuí síndrome de down. E pelo par sexual ser alongado significa que o feto é do sexo feminino, XX.
Professor Lucas C. Rocha
Respondeu há 2 dias
Nessa questão seria necessário o cariótipo, mas procurei essa questão na internet e achei, e o cariótipo em questão apresenta 3 cromossomos 21, o que caracteriza síndrome de Down, e o cromossomo sexual o par é do mesmo tamanho, logo ambos os cromossomos são X, logo a criança nascerá com síndrome de Down e do sexo feminino, logo a resposta é a letra E.

Professores particulares de Biologia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores