Sobre teste de paternidade

Boa noite, gostaria de tirar a duvida de uma amiga, ela fez 2 exames de dna pela saliva, por aqueles kits auto colega, os dois deram o mesmo resultados, a tabela de alelos quando comparada os numeros esravam iguais, porem nao teve amostra dela, somente saliva do suposto pai e filho, a duvida dela é : Tem como 2 Dnas com o mesmo darem errados? E tem como o filho nao ter traço nenhum do pai ?

Estudante ..
Estudante
perguntou há 8 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
3 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Klaus B.
Respondeu há 8 meses
O ideal é comparar com a saliva dela também, pois há uma ínfima chance do filho possuir apenas bandas similares à mãe. Porém adianto que a chance é meio baixa que ambos estejam errados, também é muito difícil não ter nenhum "alelo" batendo com o pai (banda é um termo melhor) .
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Hera L.
Respondeu há 8 meses
O ideal seria fazer dos três juntos, pois o filho teria 50% da mãe, e as bandas (ou alelos) diferentes teriam que ser iguais do suposto pai. Porém, estes teste de hoje tem uma precisão acima de 90%. Portanto, duas vezes consecutivas nos indicam quase a certeza de que, de fato, há uma compatibilidade entre as amostras.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Bárbara A.
Respondeu há 7 meses
Olá!
Fica complicado explicar isso sem os resultados do exame e sua pergunta está pouco clara quando a quem fez e qual o tipo de exame. Mas vou tentar ajudar pela parte de genética.
Uma criança sempre tem metade do DNA da mãe e metade do pai (sem contar os cromossomos sexuais). O exame que vê alelos deve mostrar bandas correspondentes às que mostram no pai e na mãe. Cada um dos genes analisados a criança certamente mostra um alelo igual a um dos alelos da mãe e outro igual a um dos alelos do pai. E o pai por sua vez tem um dos alelos igual ao da sua mãe (avó da criança) e um dos alelos igual ao do pai (avô da criança).
Se ela fez o exame com o pai e a criança e nenhum bateu tem algo estranho. Pode estar errado sim, pode ser que a coleta tenha sido feita de forma inadequada e esteja misturado DNA com DNA exógeno (que não é da criança ou do pai que está sendo coletado), pode ser que o kit não tivesse em condições ideais e esteja contaminado desde o início.
O ideal é mostrar o resultado a alguém capaz de analisar.
Abraço,
Bárbara

Professores particulares de Biologia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Diadema / SP
Graduação: Ciências Biológicas (Universidade de São Paulo)
Ecologia Biologia para Ensino Fundamental Biologia Geral Ciências Naturais Biologia - Aulas particulares Origem Da Vida Biologia para o Ensino Fundamental
Dou aulas particulares ha 20 anos, tenho muita facilidade e clareza ao ensinar as áreas científicas e exatas. Chega de dúvidas!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Klaus B. Whatsapp do professor Klaus B. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
São Paulo / SP
Especialização: Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf (Faculdade Rudolf Steiner)
Biomedicina Biologia - Histologia (Os Tecidos e sua organização) Biologia - Hemoterapia e Banco de Sangue Metabolismo Segurança em laboratório Saúde Coletiva Biologia - Funcionamento metabólico
Professora de química, inglês e biologia com experiência de 8 anos no ensino das ciências e do idioma. Metodologia dinâmica que torna o aprendizado mais eficiente e sólido. O material é preparado exclusivamente para o aluno depois de uma análise das suas principais necessidades. Ótimos resultados co ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Leticia N. Whatsapp do professor Leticia N. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 16 h e 53 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa