O tratamento em casos de picadas de serpentes peçonhentas consiste em administrar soro antiofídico na vítima. Sobre este soro é incorreto afirmar:
a. No Brasil esses soros são produzidos pelo Instituto Butantã.
b. O ideal é que seja administrado o soro específico para o veneno da cobra que o inoculou.
c. Há soro antiofídico para todos os tipos de serpente, sejam elas venenosas ou não.
d. O soro, diferente da vacina consiste na aplicação de anticorpos prontos na corrente sanguínea da vítima.
e. Quanto mais rápido forem realizados os primeiros socorros, melhor o prognostico do paciente.
Letra A: O instituto Buntantã produz o soro, mas o Instituto Ezequiel Dias e o Instituti Vital Brasil também. Porém, não podemos dizer que está incorreta.
Letra B: Existem os soros Antibotrópico ( jararaca, jararacuçu, urutu, surucucu, comboia), Antibotrópico e antilaquético (jararaca, jararacuçu, urutu, surucucu, comboia e surucucu-pico-de-jaca) , anticrotálico (cascável) antibotrópico e anticrotálico (jararaca, jararacuçu, urutu, surucucu, comboia e cascável) e antielápidico (croal verdadeira). Dessa forma, a afirmativa da letra B está correta.
Letra C: Como vimos na letra B, existem soros apenas para as serpentes peçonhentas,, pois para serpentes não peçonhentas não é necessário soro. Então a afirmativa da letra C é a resposta a ser marcada, pois está incorreta.
Letra D: Sim, no soro são aplicados anticorpo. Portanto, a afirmativa está correta.
Letra E: Correto, os primeiros socorros devem ser imediatos. Afirmativa correta.
Resposta: Letra C
Obs: O termo veneno ou venenoso não é adequado no caso de serpentes, o correto seria usar peçonha e peçonhento. Veja a difrença entre veneno e peçonha.
Bons estudos!