1. O senso comum tem consagrado uma oposição O completa entre as teorias evolucionistas de Jean -Baptiste Lamarck e de Charles Darwin A teoria do naturalista francês seria errada e o naturalista inglês teria conseguido produzir a correta explicação da evolução: Suas teorias, portanto, seriam totalmente distintas Essa concepção tem sido repetida ha langa tempo pelos textos de divulgação cientifica e ate mesmo pelos livros didáticos de biologia.
Analisando de modo histórico, reconhecemos hoje que as teorias de Lamarck e Darwin não eram completamente opostas
a) Quais as semelhanças entre as teorias de cada naturalista?
b) Quais ideias de Darwin se mostraram mais adequadas para explicar o processo de evolução em comparação com as de Lamarck?
2. Leia o texto a seguir que discute problemas éticos e sociais resultantes do uso equivocado do conhecimento proporcionado pelas ciências
Todavia, difundira-se na (século) XIX e XX interpretações que utilizavam a Teoria da Seleção Natural como instrumento de análise do meio social....! As ideais difundidas pelo Darwinismo social acreditam que as sociedades evoluem naturalmente de um estágio inferior para os estágios superiores e mais complexos de organização social. Assim, povos ditos civilizados los europeus têm o dever de ocupar dominar e explorar as culturas mais atrasadas" a fim de levar-lhes desenvolvimento, progresso: avanços tecnológicos e permitir-lhes que alcancem os estágios superiores de civilização. Desafortunadamente, no Brasil do século passa do não faltaram aqueles que deturparam o conceito evolucionista consagrado por Darwin, ora a serviço dos interesses dominantes, ou de nações estrangeiras, ora de grupos racistas ou em defesa de suas convicções pessoais ou interesses financeiros...
Em pequenos grupos, façam uma discussão sobre o uso indevido do conhecimento cientifico e seus impactos na sociedade. Quais medidas são necessárias para combater o racismo e promover a equidade e respeito a diversidade? Em seguida. Comuniquem principais pontos discutidos ao restante da turma
3. Leia com atenção o texto a seguir e responda perguntas que se seguem. Ha na America do Norte uma determinada espécie de ra (Rana pipiens), encontrada desde o Canon (no norte, portanto até o México (no extremo sul Os indivíduos pertencentes a, populações dessas duas localidades diferem significativamente, em termos morfologicos. Quando se tenta cruzar um individuo de uma população do norte com um de sul a maioria dos descendentes é inviável No entanto, cruzamentos entre populações vizinhas são bem-sucedidos. Dessa maneira um gene existente no extremo norte pode, por intermédio de cruzamentos sucessivos entre populações adjacentes chegar a um indivíduo de uma população do sul
a) O texto diz que o cruzamento entre indivíduos de populações afastadas não costuma ser bem: -sucedido. Sabemos, porém, que espécie biológica é um grupo de organismos que podem se intercruzar, originando descendentes férteis Sendo assim, é correto aceitar que todas as populações desse tipo de r? pertencem à mesma espécie? Comente
b) suporta que cinco dessas populações de s (A BC De E) sejam vizinhas umas da outras na ordem que foram citadas. Os genes ex tentes nas populações extremas CA e E) podem Hur livremente por intermédio dos cruzamen- tok entre populações vizinhas: Imagine, agora que duas dessas populações de desapareceçam (Ce D) por algum acidente ou catástrofe hipotética Supondo que o cruzamento seja somente possível entre populações diretamente vizinhas que você diria sobre o número de espécies que existe agora?
c) Por que as populações do extremo norte são morfologicamente diferentes das do extremo sul? Tente explicar isso usando os conceitos de Evolução que aprendeu nos últimos capitulos.
Resposta para a questão 01:
a) Na ciência os pensadores sempre estão em constante diálogo com sua própria época. Ao contrário do que muitos pensam, Darwin era um grande defensor de Lamarck que em sua época era dono de grande prestígio pela sociedade científica. Ambos apresentaram prospostas para um sistema de formação de seres-vivos a partir de alterações sofridas por outros pré-existentes buscando uma aproximação da biologia com outras ciências como a cosmologia e a física de corpos que explicavam o universo a partir de uma evolução causal de sistemas físicos. Essas mudanças seriam mantidas pela reprodução das características adaptativas nas próximas gerações de indivíduos, aspecto também comum a ambas as teorias.
b) Darwin no entanto não credibilizava a hipótese de 'uso e desuso' (que implicava que as características de um ser-vivo se alterava ao longo da vida de acordo com a nescessidade imposta pelo meio, por exemplo, a girafa teria o pescoço comprido devido ao constante esticamento do pescoço para tentar alcançar as altas copas das árvores). De maneira alternativa, Darwin propôs que a partir de alterações aleatórias sofridas a cada geração de seres-vivos, havia uma probabilidade de que alguma dessas alterações causasse uma maior facilidade de sobrevivência deste determinado ser-vivo. O que ao longo do tempo garantiria que essa alteração se mantesse para as próximas gerações.
Espero que faça bom uso dessa resposta, para saber mais agende uma aula! ;)
Boa noite, Rita
As questões são muito abrangentes e vou tentar responder de forma sucinta.
1-a)
Tanto Lamarck como Darwin se apoiaram em evidências da evolução das espécies como a existência de fósseis, as mudanças geológicas da Terra, órgãos vestigiais,etc...É bom lembrar que o avô de Darwin,Erasmus Darwin já era transformista.
A tal lei da "transmissão de características adquiridas" atribuida a Lamarck, não era uma ideia nova e sim uma ideia corrente entre os cientistas da época dele e até Darwin tentou explicá-la imaginando a existência de gêmulas" que percorriam o corpo,mas isso fica para uma outra vez.
b- Um ponto fundamental na diferença entre as teorias é que para Lamarck o "meio ambiente" era um agente indutor de mudanças enquanto para Darwin o ambiente era uma agente selecionador de seres possuidores de variedades mais aptas à sobrevivência naquelas condições, variedades inclusive que ele mesmo não conseguiu explicar e só com o desenvolvimento do Neodarwinismo e posteriormente com a Teoria Sintética da Evolução, foram elucidados( não são a mesma coisa embora a maioria dos livros didáticos as coloquem como sendo uma sinônimo da outra)
Além disso Lamarck via a evolução das espécies como uma ocorrência linear, do mais simples para o mais complexo, direcionada, como se as espécies fossem elos de uma corrente e inclusive o que gerou muito equívoco no pensamento evolutivo, sendo que muitos até hoje ainda falam em "elos perdidos"
Para Darwin a evolução ocorria como as ramificações dos ramos de uma árvore,nada linear nem direcionada.A ideia de ancestralidade comum é marcante na teoria darwinista.
2- Ocorrem deturpações severas nas ideias de Darwin ,principalmente pelos adeptos da EUGENIA.
Esse tal darwinismo social é outra deturpação.
A discussão proposta na questão 2 eu deixo para um especialista na área.
3-a Apesar de que esse conceito de espécie citado na questão já estar superado, a resposta seria SIM, as rãs ainda são da mesma espécie, apesar das diferenças anatômicas pois ainda há o chamado FLUXO GENICO entre elas. Pense nas diferentes raças de cães. Ninguém vai imaginar o cruzamento entre um São Bernardo e um pequenês, porém ainda são da mesma espécie.(há compatibilidade entre os pares de cromossomos homólogos) e se cruzassem teriam filhotes.
b-A catástrofe interrompe a possibilidade de FLUXO GÊNICO separando definitivamenye A e B de E.teremos enião duas novas espécies.
c-Com o passar do tempo as modificações ocorridas por fixação de características novas e diferentes devido à pressões ambientais diferentes irão originar duas novas espécies. Uma com as populaçoes A e B e a outra com a população E.