Requisitos básicos para doação de sangue
• Estar em boas condições de saúde.
• Pesar no mínimo 50 kg.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Disponível em: prosangue.sp.gov.br.
Transfusões de sangue podem gerar incompatibilidade, resultando em aglutinação entre os glóbulos vermelhos. Isto se deve à presença de diferentes tipos de aglutinogênios nas hemácias e de aglutininas no plasma. Sobre as doações sanguíneas, pode-se afirmar que
Letra C
Os tipos sanguíneos são diferenciados pelos polissacarídeos encontrados na membrana celular das hemácias, denominados de aglutinogênios, e pelos anticorpos encontrados no plasma, que são chamados de aglutininas. No sistema ABO, existem apenas dois tipos de aglutinogênios (a e b) e dois tipos de aglutininas (anti-a e anti-b). Cada tipo sanguíneo possui um aglutinogênio na hemácia e uma aglutinina no plasma contra os outros tipos de aglutinogênio existentes.
Sendo assim, podemos perceber que uma pessoa de sangue tipo O pode doar para pacientes com qualquer tipo sanguíneo, uma vez que o tipo O não possui aglutinogênio. A pessoa com sangue tipo AB, por sua vez, não pode doar sangue para outros tipos, pois apresenta aglutinogênio a e b que reagirão com as aglutininas presentes nos outros tipos sanguíneos. Já o sangue A pode ser recebido por pacientes com sangue tipo A e AB, enquanto o tipo B pode ser doado para pacientes de sangue tipo B e AB. Vale destacar, no entanto, que apesar de serem possíveis transfusões entre pessoas de tipos sanguíneos diferentes, esse procedimento não é feito com frequência nos hospitais, dando-se preferência ao mesmo tipo sanguíneo.