Termos

Biologia
defina dos termos Genômica, Metagenômica, Transcriptômica, Proteômica e metabolômica do solo.
Foto de Jose S.
Jose Tarciso perguntou há 10 meses

Responder dúvida
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Ezequiel S.
Respondeu há 10 meses

Os termos Genômica, Metagenômica, Transcriptômica, Proteômica e Metabolômica são todos campos da biologia que se concentram no estudo de vários aspectos das moléculas biológicas em uma escala global ou "ômica". Quando aplicados ao estudo do solo, eles se referem especificamente ao estudo desses aspectos dentro da microbiota do solo.

1. Genômica do solo: É o estudo de todo o material genético (DNA) presente em uma amostra de solo. Isso pode incluir o estudo dos genomas de microorganismos individuais presentes no solo, bem como o estudo da diversidade genética e da estrutura da comunidade microbiana como um todo.

2. Metagenômica do solo: Este é um ramo da genômica que se concentra no estudo de material genético coletado diretamente de amostras ambientais, neste caso, o solo. Ao contrário da genômica tradicional, que se concentra no estudo de um único organismo de cada vez, a metagenômica permite o estudo simultâneo de todos os microorganismos presentes em uma amostra de solo.

3. Transcriptômica do solo: A transcriptômica é o estudo do conjunto completo de transcritos de RNA em uma célula ou em uma população de células. No contexto do solo, a transcriptômica pode ser usada para estudar quais genes estão sendo expressos pelos microorganismos presentes no solo em um dado momento, fornecendo insights sobre as funções biológicas e os processos metabólicos que estão ocorrendo.

4. Proteômica do solo: A proteômica é o estudo do conjunto completo de proteínas expressas por uma célula, tecido ou organismo. Na proteômica do solo, os cientistas estudam as proteínas produzidas pelos microorganismos do solo, o que pode fornecer informações detalhadas sobre as funções biológicas que estão sendo realizadas por esses microorganismos.

5. Metabolômica do solo: A metabolômica é o estudo do conjunto completo de pequenas moléculas, ou metabólitos, presentes em uma célula, tecido ou organismo. Na metabolômica do solo, os cientistas estudam os metabólitos produzidos e consumidos pelos microorganismos do solo, o que pode fornecer insights sobre os caminhos metabólicos ativos e a função ecológica dos microorganismos no solo.

Em resumo, cada um desses campos "ômicos" fornece uma visão diferente, mas complementar, do funcionamento interno e das interações dos microorganismos que compõem a microbiota do solo.

Professor Osvaldo F.
Respondeu há 10 meses

Relaciono abaixo as definições gerais  e referências bibliográficas dos termos solicitados, que poderão ser aplicadas ao estudo do solo.

Genômica: área da ciência que estuda o genoma de um organismo.
Genômica: a ciência que rompe fronteiras e desafia os cientistas usp.br https://jornal.usp.br › Ciências

Metagenômica: "é uma abordagem avançada em genômica e biotecnologia microbiana, independente do cultivo, é amplamente empregada por grupos de pesquisa de ponta em vários países. (Pessoa, 2010)" in Pessoa Filho, Marco Aurélio Caldas de Pinho. Metagenômica e sua aplicação no estudo de diversidade e função de microrganismos de solos do Cerrado. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2010. (Documentos /Embrapa Cerrados, ISSN 1517-5111, ISSN online 2176-5081; 284)

Transcriptoma: “é o conjunto dos RNAs [ácido ribonucleico] da célula, incluindo os RNAm e os microRNAs. O objetivo de sua análise é descobrir como e quando os genes funcionam.” https://agencia.fapesp.br/transcriptoma-do-diabetes-sera-mapeado/11366/

Proteômica: “é o conceito dado à análise sistemática, em larga escala, que visa caracterizar proteínas expressas em um determinado período  biológico, seja pela abundância, atividade, modificações pós-traducionais ou pela interação entre as proteínas (WRIGHT et al., 2012).in ANÁLISE PROTEÔMICA E METABOLÔMICA DE SOJA: ASPECTOS MOLECULARES DA TOLERÂNCIA A SECA EM PLANTAS TRANSGÊNICAS EXPRESSANDO BIP  (Dissertação apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada, para obtenção do título de Magister Scientiae. 2016

Metaboloma: “foi primeiramente sugerida por Stephen Oliver e colaboradores (1998) para designar o conjunto de compostos de baixa massa molecular sintetizados por um organismo. Algum tempo depois, Fiehn definiu metabolômica como o estudo de todos os compostos químicos de baixa massa molecular presentes em um organismo, e que são os produtos finais das funções celulares, cujos níveis podem ser vistos como respostas dos sistemas biológicos a alterações ambientais ou genéticas (FIEHN, 2002). Estes compostos são intermediários de reações químicas e desempenham um papel 11 importante na conexão das diferentes rotas que operam em um sistema vivo (VILLAS-BÔAS et al., 2005). Da mesma forma que o proteoma e o transcriptoma, o metaboloma é dinâmico e, os níveis de cada metabólito dependem do estádio de desenvolvimento, condições fisiológicas, bem como do estado patológico de uma célula, tecido ou organismo.”
  Metabolômica: “análise por meio da qual é possível descrever quais são os metabólitos presentes em um organismo e suas concentrações, relativas e absolutas, de acordo com o ambiente em que ele se encontra, de forma a obter informações sobre os processos metabólicos ativos (PINTO et al., 2002).” ref. (idem proteômica).

Professora Ylinna G.
Respondeu há 9 meses
  • Genômica do Solo: Estuda o DNA de todos os microrganismos do solo para entender sua diversidade e como eles interagem no solo.

• Metagenômica do Solo: Analisa o DNA coletado diretamente do solo para descobrir novas espécies e entender melhor a comunidade microbiana do solo.

• Transcriptômica do Solo: Estuda os genes ativos dos microrganismos no solo em um determinado momento, revelando como eles respondem a mudanças no ambiente.

• Proteômica do Solo: Analisa as proteínas dos microrganismos e do solo, mostrando como eles funcionam e interagem em diferentes condições.

• Metabolômica do Solo: Estuda os pequenos compostos químicos (metabólitos) no solo, revelando como as substâncias químicas afetam o solo e suas plantas.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
Professor Lucas M.
Respondeu há 8 meses
Aqui estão as definições de termos relacionados à análise molecular do solo: 1. **Genômica do Solo:** A genômica do solo envolve o sequenciamento e análise do material genético presente no solo. Isso inclui a identificação e caracterização dos genes presentes em comunidades microbianas do solo, bem como a investigação das funções genéticas que desempenham um papel no ciclo de nutrientes e na resposta a condições ambientais. É uma abordagem que visa entender a diversidade genética do solo. 2. **Metagenômica do Solo:** A metagenômica do solo é uma subdisciplina da genômica que se concentra em sequenciar o DNA total extraído de amostras de solo. Em vez de estudar organismos individuais, a metagenômica examina todo o pool genético das comunidades microbianas do solo, permitindo a descoberta de novos genes e a análise de funções genéticas em um contexto ambiental. É uma ferramenta poderosa para investigar a diversidade e a funcionalidade microbiana no solo. 3. **Transcriptômica do Solo:** A transcriptômica do solo concentra-se na análise dos RNAs mensageiros (mRNAs) presentes no solo. Isso permite o estudo da expressão gênica em resposta a condições ambientais, estresse ou perturbações. Ajuda a compreender quais genes estão ativos em um determinado momento e como as comunidades microbianas do solo respondem a mudanças nas condições ambientais. 4. **Proteômica do Solo:** A proteômica do solo envolve o estudo das proteínas presentes no solo. Isso pode incluir a identificação de proteínas específicas produzidas por microorganismos do solo em resposta a estímulos ambientais ou a análise das proteínas presentes em amostras de solo. A proteômica fornece informações sobre as funções proteicas e as vias metabólicas ativas no solo. 5. **Metabolômica do Solo:** A metabolômica do solo é a análise das pequenas moléculas orgânicas (metabólitos) presentes no solo. Isso pode incluir compostos como aminoácidos, ácidos graxos, açúcares e outros produtos metabólicos. A metabolômica ajuda a entender as interações entre os organismos do solo e seu ambiente, bem como as vias metabólicas ativas. Embora não haja uma única referência que abranja todos esses tópicos em detalhes, o livro "Biologia do Solo" de Paulo R. Gallo e Heitor Cantarella é uma fonte em português que oferece uma introdução aos conceitos básicos da microbiologia do solo e pode ser um ponto de partida para explorar essas áreas específicas em maior profundidade. Para informações mais detalhadas sobre cada uma dessas disciplinas, é recomendável consultar artigos científicos e livros especializados em cada tópico específico.

Biologia Curso Superior Biologia para Ensino Fundamental Bioquímica
Felipe C.
Felipe C.
Genética Zoologia Biologia - Aulas particulares
Graduação: Medicina (UFCAT)
Medicina ufg. Reforço escolar de matemática, biologia, química e física aula de anatomia, bioquimica, farmacologia, fisiologia, patologia, imunologia.
Nadja M.