Tipos de neuronios

Biologia

aonde esta localizado o neuronio bipolar , o multipolares e pseudounipolares?

Foto de Samela G.
Samela perguntou há 1 mês

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
3 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Camila A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 mês
Oi, Samela! Tudo bem? A maioria dos neurônios é multipolar; os bipolares são encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória. Já os neurônios pseudounipolares são vistos nos gânglios espinais, que são gânglios sensoriais situados nas raízes dorsais dos nervos espinais, e também nos gânglios cranianos. Espero ter ajudado!

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Lorena V.
Respondeu há 1 mês
Oie Samela, tudo bem? Os neurônios bipolares podem ser encontrados em ovais mais específicos, como a retina dos olhos e no epitélio olfativo. Mas neurônios multipolar são mais comum no sistema nervoso esses são encontrados no cérebro e na medula espinhal permitindo a interpretação e interação de sinais sensoriais e motores. Já os neurônios pseudounipolares encontra-se nos gânglios espirais sendo responsáveis por responder a informações como dor e temperatura. Espero ter respondido sua dúvida, até mais!
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Carlos S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 mês

Os neurônios bipolares, multipolares e pseudounipolares estão localizados em diferentes partes do sistema nervoso, cada um com funções específicas. Os neurônios bipolares são encontrados principalmente em órgãos sensoriais, como a retina dos olhos, nos gânglios vestibulares e cocleares do ouvido interno (envolvidos na audição e equilíbrio) e no bulbo olfatório (envolvido no sentido do olfato). Esses neurônios possuem dois prolongamentos (um dendrito e um axônio) e são especializados na transmissão de informações sensoriais.

Os neurônios multipolares são o tipo mais comum de neurônio e estão distribuídos em diversas partes do sistema nervoso central e periférico, como o córtex cerebral, a medula espinhal e os gânglios autonômicos. Eles possuem múltiplos dendritos e um único axônio, sendo responsáveis por uma variedade de funções, incluindo a integração de informações e a transmissão de comandos motores.

Os neurônios pseudounipolares estão localizados principalmente nos gânglios da raiz dorsal dos nervos espinhais e nos gânglios dos nervos cranianos. Esses neurônios têm uma única extensão que se divide em dois ramos, um indo para a periferia e outro para o sistema nervoso central. Eles são envolvidos na transmissão de informações sensoriais, como toque, dor e temperatura, da periferia para o sistema nervoso central. Cada tipo de neurônio tem uma estrutura e função especializadas para atender às necessidades específicas das áreas onde são encontrados.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!

Professores particulares de Biologia

+ Ver todos
Encontre um professor particular para te ajudar nos estudos
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online