Boa noite,Amanda.
A membrana celular,incluindo as maembranas das organelas membranosas, são cosntituídas basicamente por duas camadas de lipídeos e por proteínas imersas ou associadas à bicamada.
Os lipídeos(fosfolipídeos) por sua vez apresentam moléculas com "dupla afinidade" pela água, ou seja, apresentam uma região hidrofílica (com afinidade pela água) e outra hidrofóbica( sem afinidade pela água). Essa dupla camada se dispões de maneira que a parte hidrofílica da camada externa fica voltada para fora, para o meio, e na outra camada lipídica, a parte hidrofílica fica voltada para o interior da célula. Com isso as duas partes hidrofóbicas ficam emparelhadas. (uma imagem ajudadria muito).
Com isso portanto a bicamada de lipídeos da membrana fica com uma região intermediária sem afinidade pela água e portanto dificultando tanto a passagem da água como de substâncias hidrossolúveis.
O problema é resolvido pelas proteínas transportadoras que constituem a própria membrana e que favorecem tanto a entrada quanto a saída da água e de susbstãncias hidrossolúveis da célula.
Procure por alguma imagem de estrutura de membrana celular que vai ajudá-la a entender melhor.
Bons estudos
Pois as moléculas de água são polares e tem muita dificuldade de atravessar a bicamada lipídica, que forma uma barreira apolar. As proteínas vão permitir que as moléculas de água consigam atravessar essa barreira.