Numerosos exemplos de atividade de transporte pela da membrana são vistos durante a atividade fisiológica dos rins. Por exemplo: o HCO3 formado intracelularmente é devolvido por difusão para a circulação sistêmica por um transportador na região basolateral da célula renal, enquanto o H+ entra no lúmen do túbulo renal por uma das duas bombas de prótons apicais, H+/ATPase ou H+-K+/ATPase. Sobre os solutos transportados e seus transportadores e estas atividades direcionadas através da membrana plasmática da célula renal, é correto afirmar:
a. O transporte direcionado de HCO3 e de H+ na membrana plasmática da célula renal consome ATP.
b. H+/ATPase é uma bomba iônica de atuação similar à Na+-K+/ATPase, e ambas atuam a favor do gradiente de concentração dos solutos.
c. O transportador Cl-/HCO3 regula a alcalose metabólica por transporte ativo.
d. A difusão do HCO3 pela membrana da célula ocorre a favor do gradiente de concentração do soluto.
e. A atuação da H+/ATPase ou da H+-K+/ATPase na célula renal gera despolarização de membrana.
A alternativa correta é a letra D, porém eu não consegui compreender...
Salve Sabrina! A resposta é a D.
Então a difusão é um tipo de transporte passivo, ou seja, ocorre sem que haja gasto de energia, pois o soluto (sais no nosso caso), se dirige de um meio mais concentrado (hipertônico) para um meio menos concentrado (hipotônico), e é exatamente esse sentido de transporte, conhecido como gradiente de concentração, que encontramos na membrana plasmática! COmo a difusão é um transporte passivo, significa que o soluto vai seguir exatamente esse gradiente.
Caso esse sal tivesse se deslocando de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado, falaríamos de transporte ativo, pois iria contra o gradiente de concentração, que é no mais para o menos concentrado.
( =